quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Platelmintos (Filo Platyhelminthes)

Características gerais

Os Platelmintos, também conhecidos como vermes achatados incluem as planárias e as tênias. Esses animais apresentam simetria bilateral e na região anterior do corpo há um aglomerado de células nervosas.
A digestão é extra e intracelular porque ocorre parcialmente no intestino e parcialmente dentro das células.

A reprodução dos platelmintos
Alguns platelmintos, como as planárias e as tênias, são hermafroditas, enquanto outros, como os esquistossomos, apresentam indivíduos macho e fêmea.

Doenças causadas por platelmintos
No ser humano, as doenças mais comuns causadas por platelmintos são a esquistossomose, a teníase e a cisticercose:

  • Esquistossomose: causada por platelmintos da espécie Schistosoma mansoni que se instalam nos vasos sanguíneos do intestino, do fígado ou do baço do ser humano.
  • Teníase: causada por algumas espécies de platelmintos do gênero Taenia que se instalam no intestino humano. Há diversas espécies do gênero Taenia, entretanto, principalmente duas provocam teníase em brasileiros; são elas: Taenia solium e Taenia saginata.
  • Cisticercose: causada, principalmente, por Taenia solium. A cisticercose é adquirida pela ingestão de água ou alimentos contaminados com ovos dessa tênia. Note que a teníase é causada pela ingestão de cisticercos, ou seja, ocorre em outra fase do ciclo de vida da Taenia solium.