segunda-feira, 12 de novembro de 2012


ATENÇÃO ALUNOS DA 7ª SÉRIE DA ESCOLA TIETBOEHL!!!

O TRABALHO ABAIXO É REFERENTE AOS TEXTOS SOBRE REVESTIMENTO DO CORPO, OSSOS E ARTICULAÇÕES, MÚSCULOS, SISTEMA NERVOSO, SENTIDOS E SISTEMA ENDÓCRINO.

NÃO ESQUEÇAM A ENTREGA É PARA DIA 23/11/2012 PARA A TURMA 75 E DIA 22/11/2012 PARA A TURMA 73 CONFORME CABEÇALHO DO TRABALHO.

ATT.
PROF. TIAGO

Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Justino Alberto Tietiboehl
Nome: ________________        Peso: 30  Nota: ____  Rubrica _______
Disciplina: Ciências       Série: 7ª      Turma: ____
Data da entrega: ___ / 11 / 2012                        Trabalho 2 do 3º Trimestre

RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO.
1 – A pele é composta algumas camadas. Quais são elas e cite suas funções?
2 – Quais são as estruturas anexas a pele e quais suas funções?
3 – Os ossos são formados por vários tecidos. Quais são esses tecidos?
4 – Diferencie a matriz óssea, periósteo e osteócito.
5 – O que é ossificação?
6 – O que são articulações e quais são os tipos de articulações presentes no corpo humano? Dê exemplos.
7 – Quais são os tipos de tecidos musculares e qual a função de cada um deles?
8 – Defina tendão.
9 – Cite alguns benefícios das atividades físicas aeróbicas e anaeróbicas.
10 – Quais são as principais funções do sistema nervoso?
11 – Diferencie sistema nervoso central de sistema nervoso periférico.
12 – Diferencie medula espinal de coluna vertebral.
13 – Quais são as células que formam o sistema nervoso?
14 – Diferencie os 5 sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato.
15 – Diferencie os sistemas endócrino e exócrino. Cite exemplos de doenças relacionados ao sistema endócrino.

ATENÇÃO ALUNOS DA 6ª SÉRIE DA ESCOLA TIETBOEHL!!!

O TRABALHO ABAIXO É REFERENTE AOS TEXTOS SOBRE PEIXES, ANFÍBIOS, RÉPTEIS, AVES E MAMÍFEROS.

NÃO ESQUEÇAM A ENTREGA É PARA DIA 23/11/2012 CONFORME CABEÇALHO DO TRABALHO.

ATT.
PROF. TIAGO



Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Justino Alberto Tietiboehl
Nome: _____________________        Peso: 30    Nota: ____  Rubrica _____
Disciplina: Ciências     Série: 6ª     Turma: ____     Data entrega: 23 / 11 / 2012
Trabalho 2 do 3º Trimestre

RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO.
1 – Quais são as principais características dos peixes?
2 – Diferencie peixes ósseos de peixes cartilaginosos?
3 – Diferencie os tipos de fecundação presentes na reprodução dos peixes.
4 – Como pode ser o tipo de alimentação dos peixes e como eles capturam suas presas?
5 – Quais foram as adaptações que os anfíbios apresentaram durante sua evolução?
6 – Diferencie os anuros, urodelos e ápodes.
7 – Onde ocorre a maioria dos acasalamentos dos anfíbios?
8 – Por que os anfíbios depositam seus ovos em ambientes aquáticos ou úmidos?
9 – Em qual tipo de ambiente vivem os répteis?
10 – Como é a pele dos répteis?
11 – Diferencie os quelônios, crocodilianos e escamados.
12 – V ou F e justifique as falsas.
  1. A respiração dos répteis é por meio de brânquias (    ).
  2. Os répteis possuem sexos separados e fecundação externa (    ).
  3. Existem espécies de répteis que são ovíparas e depositam seus ovos debaixo de rochas, dentro de troncos, enterrados no solo ou entre restos vegetais (    ).


13 – Quais são as principais características em comum entre as diversas espécies de aves?
14 – As penas tem algumas funções. Quais são estas funções?
15 – Explique como ocorre a reprodução nas aves?
16 – Quais as principais características dos mamíferos?
17 – Como se explica o aparecimento dos mamíferos no planeta?
18 – Por que os mamíferos estão adaptados a viver em diversos ambientes?
19 – A maioria dos mamíferos são vivíparos, então como se desenvolvem os embriões nestas espécies?
20 – Como ocorre a reprodução nos mamíferos?


sábado, 10 de novembro de 2012

Aula 16 – 7ª Série / 8º Ano

SISTEMA ENDÓCRINO

O sistema endócrino e o sistema nervoso constituem o principal mecanismo de coordenação do corpo humano e regulam as atividades metabólicas do nosso organismo.
O sistema endócrino coordena sistemas através de substâncias chamadas hormônios que atuam como mensageiros, e estes são produzidos por glândulas endócrinas e são secretados diretamente na corrente sanguínea. Existem também glândulas exócrinas e mistas. As glândulas exócrinas produzem substâncias secretadas para fora ou para a cavidade do corpo, exemplo amilase salivar no tubo digestório e suor na superfície do corpo. As glândulas mistas realizam as funções de glândulas endócrinas e exócrinas, exemplo é o pâncreas que produz hormônios que são secretados na corrente sanguínea e o suco pancreático que é secretado no intestino delgado.
Alguns exemplos de glândulas endócrinas são: a hipófise, paratireoides, ovários, testículos, pâncreas, tireoide e suprarrenais. A hipófise localiza-se no encéfalo e secreta hormônios como o hormônio do crescimento, prolactina (produção de leite), ocitocina (liberação de leite) e o hormônio antidiurético (retenção e reabsorção de água pelos rins); paratireoides produzem o paratormônio que auxilia no controle dos níveis de cálcio e fosfato no sangue; Ovários são glândulas sexuais femininas e produzem o estrógeno e a progesterona que atuam na maturação dos óvulos, ciclo menstrual, características femininas, mantém a gravidez e preparam as glândulas mamárias para o aleitamento; testículos são glândulas sexuais masculinas que produzem a testosterona um hormônio que atua na maturação dos espermatozoides e características masculinas; pâncreas produz insulina e glucagon que controlam os níveis de glicose no sangue; tireoide produz hormônios tireoidianos que regulam o metabolismo e crescimento do organismo; e as suprarrenais formadas por duas partes o córtex (produz esteroides e cortisol) e a medula (produz a adrenalina e a noradrenalina).
Alguns problemas relacionados ao sistema endócrino. Problemas na hipófise são o gigantismo (crescimento exagerado dos ossos na infância), acromegalia (crescimento exagerado de mãos e pés na fase adulta) e nanismo (crescimento inadequado); Problemas na tireoide são hipertireoidismo (metabolismo acelerado) e hipotireoidismo (metabolismo lento); Problema na paratireoide é a tetania que é a deficiência do hormônio paratormônio e leva a redução dos níveis de cálcio no sangue provocando contrações musculares, espasmos e convulsões; e Problema no pâncreas é o diabetes melito que é a deficiência do hormônio insulina e pode trazer outras complicações como insuficiência renal, hipertensão arterial, problemas circulatórios, entre outras.


Aula 15 – 7ª Série / 8º Ano

OS SENTIDOS

A capacidade de perceber alterações que ocorrem no ambiente e no interior do nosso corpo é devido aos sentidos. Percebemos cheiros, gostos, luz, dor. Essas situações são percebidas pelos órgãos dos sentidos: olhos (visão), nariz (olfato), língua (paladar), orelhas (audição) e a pele (tato). Os estímulos relacionados aos sentidos são percebidos por diferentes órgãos que contém receptores que captam os estímulos e os envia através de impulsos nervosos para serem processados pelo encéfalo.
A VISÃO relaciona-se a percepção de estímulos luminosos e os órgãos da visão são os olhos. Estes órgãos possuem inúmeros receptores sensíveis à luz, que convertem estímulos luminosos em impulsos nervosos e auxiliam na formação da imagem. O olho humano possui algumas estruturas como esclerótica (parte branca do olho), córnea (camada que recobre a íris), íris (parte colorida), pupila (orifício central), humor aquoso (liquido entre a córnea e o cristalino), cristalino (focaliza os raios de luz), humor vítreo (substância gelatinosa que mantem a retina estendida), retina (camada mais interna do olho), coroide (nutre as estruturas do olho) e nervo óptico (envia os estímulos ao encéfalo). Algumas estruturas protegem o olho e as principais são: os supercílios, os cílios, as pálpebras e o aparelho lacrimal. Alguns problemas relacionados a focalização de imagens são: miopia (dificuldade de enxergar objetos distantes), hipermetropia (dificuldade de enxergar objetos próximos), astigmatismo (imagem dos objetos distorcidas de perto ou longe). Outros relacionados aos olhos são: catarata (perda de transparência do cristalino), conjuntivite (inflamação no tecido conjuntivo) e daltonismo (problema genético, relacionado a deficiência em enxergar certas cores).
A AUDIÇÃO é o sentido que nos permite perceber sons e os órgãos responsáveis pela percepção das ondas sonoras são as orelhas. As orelhas do ser humano são divididas em três partes: orelha externa que é formada pelo pavilhão da orelha e tem como principal função coletar ondas sonoras do ambiente; orelha média localizada entre o tímpano e a orelha interna, possui três ossos que articulam entre si (martelo, bigorna e estribo); e a orelha interna que gera impulsos nervosos e participa do equilíbrio do corpo, pois existem células com vários cílios sensíveis ao movimento recobertas por um fluido gelatinoso e pequenos cristais que fornecem informações sobre a posição do corpo (equilíbrio). A orelha interna é formada pelos canais semicirculares, vestíbulo e cóclea. Alguns problemas identificados são a otite e a labirintite. A otite é causada por vírus ou bactérias, causam acumulo de pus, dor, febre, reduz a audição e mal-estar, o tratamento é medicamentoso. A labirintite pode ser causada por diversos fatores e entre eles os problemas psicológicos, diabetes, hipertensão. Os sintomas são tontura, desequilíbrio, zumbido, náuseas, vômitos e mal-estar.
Outros problemas podem ser causados por ruídos intensos e a exposição a estes pode provocar ruptura de tímpano, fadiga, mal-estar, irritação, intolerância e insônia.
O OLFATO permite que sintamos cheiros na atmosfera. O órgão responsável é o nariz, estes contem receptores olfatórios que ao serem estimulados por substâncias químicas geram impulsos nervosos que são levadas ao encéfalo para serem interpretados.
O TATO é percebido através de receptores encontrados na pele. Estes podem ser receptores táteis, térmicos e de dor. Em algumas regiões como dedos, lábios, palmas das mãos e plantas dos pés possuem maior quantidade de receptores sensitivos. O tato pode estar relacionado ao toque ou pressão contra a pele, percepção de temperatura, dor (mecanismo de proteção do organismo, exemplo: uma lesão em algum músculo).
O PALADAR é o sentido que permite sentir os gostos através de estímulos recebidos de algumas substâncias presentes nos alimentos. O órgão associado ao paladar é a língua que apresenta a parte superior rugosa devido à presença de papilas linguais onde estão os receptores gustatórios. O gosto é sentido quando o alimento é misturado e saliva e as substancias dissolvidas estimulam os receptores gustatórios a emitirem impulsos nervosos. As quatro sensações primárias são: o azedo, o salgado, o amargo e o doce.
Aula 14 – 7ª Série / 8º Ano

SISTEMA NERVOSO

O funcionamento do corpo humano depende da ação integrada de diversos sistemas do corpo humano e estas são coordenadas por dois sistemas: o Nervoso e o Endócrino.
As principais funções do sistema nervoso são: analisar os estímulos recebidos e agir onde é necessário e responder aos estímulos. Exemplo: quando sentimos o cheiro do churrasco, esta informação é interpretada pelo sistema nervoso, posteriormente as glândulas salivares são estimuladas através de impulsos nervosos vindos dos neurônios aumentando a salivação até que o alimento seja ingerido.
Tecido nervoso é acionado a partir de impulsos nervosos que são pequenas correntes elétricas que foram convertidas pelos órgãos sensoriais que receberam certos estímulos. O tecido nervoso é formado por neuroglias e neurônios. As neuroglias são células que sustentam e protegem os neurônios e estes são células responsáveis pela recepção e transmissão dos impulsos nervosos. Os neurônios possuem três partes distintas: o corpo celular (núcleo e citoplasmas), os dendritos (recebem impulsos nervosos) e o axônio (envia impulsos nervosos a outros neurônios, músculos ou glândulas).
O impulso nervoso se desloca dos dendritos passa pelo corpo celular e vai para o axônio, sendo que a transmissão de impulsos de um neurônio ao outros ocorre por meio das sinapses que ocorrem com o auxílio de substâncias químicas denominadas neurotransmissores. O sistema nervoso humano é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP).
O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinal. Nesse sistema diferentes impulsos são processados, a memória é armazenada e os pensamentos e as emoções são gerados, além disso, origina a maioria dos impulsos que estimulam as contrações musculares e controlam o funcionamento de glândulas.
O ENCÉFALO está localizado na cavidade do crânio e suas funções estão relacionadas a memória, sentimentos, coordenação. É protegido por meninges (membranas de tecido conjuntivo) e pelo liquido cerebroespinal. Podemos identificar regiões distintas como cérebro, cerebelo e tronco encefálico. O cérebro é a maior porção do encéfalo, dividido em córtex cerebral, substância branca, tálamo e hipotálamo. Possui grande quantidade de neurônios que analisam estímulos recebidos, realizam a compreensão e expressão da linguagem, raciocínio, memória e controle de movimentos. O cerebelo é auxilia na coordenação dos músculos voluntários, auxilia a manter o equilíbrio e a postura corporal. O tronco encefálico conecta o encéfalo a medula espinal, sendo constituído de mesencéfalo, ponte e bulbo.
A MEDULA ESPINAL é uma estrutura tubular que passa no interior do canal vertebral, formada de tecido nervoso e desempenha funções como transportar impulsos nervosos do encéfalo para o corpo e vice-versa, analisar e responder estímulos recebidos em forma de reflexos (resposta involuntária a um estímulo).
O sistema nervoso periférico é formado por gânglios e nervos. Conecta o sistema nervoso central aos órgãos e tecidos do corpo e é responsável por transmitir informações dos receptores sensitivos até o SNC e os impulsos nervosos dos SNC até os órgãos e tecidos do corpo. Os nervos podem ser sensitivos (transportam informações do corpo para o SNC), motores (transportam impulsos nervosos do SNC para o corpo) e mistos (transportam tanto impulsos nervosos do SNC como do corpo). Os nervos motores e mistos transmitem informações que controlam movimentos voluntários e involuntários, e por isso o sistema nervoso periférico pode ser dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.
O sistema nervoso somático transmitem impulsos nervosos aos músculos esqueléticos. O sistema nervoso autônomo é responsável pelos movimentos involuntários e é dividido em parassimpático (estimula a atividade de um órgão) e parassimpático (inibi a atividade de um órgão).
Quando a sistema nervoso humano não funciona corretamente podem ocorrer alguns problemas relacionados com este órgão, como exemplos podem citar a Poliomielite, doença de Alzheimer e doença de Parkinson.
A POLIOMIELITE (paralisia infantil) é uma doença causa por um vírus, portanto infecciosa. O vírus afeta o sistema nervoso provocando a destruição dos neurônios motores, paralisando alguns músculos e essa paralisia pode ser temporária ou permanente. A melhor forma de combater a doença é a prevenção com melhoria no saneamento básico, práticas de boa higiene e vacinação.
A DOENÇA DE ALZHEIMER caracteriza-se pelo envelhecimento acelerado do cérebro, provocando perda ou deficiência de algumas funções. Atinge principalmente pessoas idosas, não tem cura e é progressiva. Os principais sintomas é a perda de memória recente, dificuldade de raciocínio e aprendizagem, desorientação espacial.
A DOENÇA DE PARKINSON é progressiva e afeta os movimentos da pessoa, há uma degeneração de certas células do cérebro que auxiliam na condução dos impulsos pelo corpo. Os principais sintomas são lentidão dos movimentos, tremores, postura inclinada para frente, caminhar arrastando os pés. A doença não tem cura e atinge principalmente pessoas com mais de 50 anos. Tratamento apenas medicamentoso para aliviar os sintomas.



Aula 13 – 7ª Série / 8º Ano

MÚSCULOS

Os músculos são estruturas formadas por células especializadas que contraem e relaxam produzindo o movimento do corpo em resposta a estímulos nervosos. Este tecido tem algumas características como a capacidade de receber e responder a estímulos nervosos, diminuir seu comprimento durante a contração tornando-se mais espesso, aumentar seu comprimento durante o relaxamento muscular e retornar ao sua forma original depois da contração e relaxamento muscular. Auxiliam no deslocamento de substâncias e produz calor que auxilia na manutenção da temperatura corpórea.
Existem três tipos de tecidos musculares: os músculos esqueléticos encontram-se unidos aos ossos por uma estrutura fibrosa chamada tendão e tem como função a realização do movimento voluntário, que ocorre pela ação conjunta de ossos, músculos e articulações; o tecido muscular cardíaco presente no coração tem a função de impulsionar o sangue; e o tecido muscular liso está presente em outros órgãos e realizam movimentos involuntários.
Os músculos podem apresentar problemas que comprometem até o funcionamento adequado de alguns órgãos. Como exemplos temos, a tendinite e a distrofia muscular.
A TENDINITE é uma inflamação no tendão ocasionando dores, inchaço e rigidez no tendão. É comum nas regiões do cotovelo, ombros, punhos, joelhos, tornozelos e pés, sendo que as causas estão relacionadas a má postura ou movimentação inadequadas de um membro do corpo por longo período. Durante o tratamento pode-se utilizar talas para imobilizar o tendão e tratamento com remédios prescritos por um médico para controlar os processos inflamatórios.
As DISTROFIAS MUSCULARES provocam a degeneração das fibras musculares, causando diminuição do tamanho, força e resistência dos músculos. É uma doença hereditária e a mais grave é a Distrofia Muscular de Duchenne e em estágios mais graves pode comprometer os músculo cardíaco e os que auxiliam na respiração.
As atividades físicas moderadas ajudam a manter a saúde do nosso corpo e estas podem ser: anaeróbicas, que tem como objetivo o aumento da massa muscular; e aeróbicas, que propiciam o aumento da resistência muscular. As atividades físicas contribuem para uma maior resistência física, aumentar a capacidade respiratória, aumentar a eficiência do coração, melhorar a frequência cardíaca e pressão arterial, e melhora o funcionamento do sistema digestório.
Antes das atividades físicas devemos fazer aquecimento para evitar lesões e realizar alongamentos antes e após as atividades físicas. Antes e depois das atividades físicas devemos tomar alguns cuidados como utilizar roupas leves, calçados confortáveis, dieta equilibrada, ingestão de água, orientação e acompanhamento de um profissional da área.

Aula 10 – 6ª Série / 7º Ano

MAMÍFEROS

Os mamíferos estão presentes em praticamente todos os ambientes (polares, aquáticos, terrestres e aéreos). O nome a uma característica que é a presença de glândulas mamárias que produzem leite para alimentar os filhotes. A outra característica é a presença de pelos no corpo. A explicação mais aceita para o surgimento dos mamíferos é de que evoluíram a partir de tipo de réptil já extinto e diferente dos que vemos hoje. Os mamíferos pré-históricos eram pequenos e já apresentavam pelos, podiam habitar regiões de vegetação densa e locais onde pudessem se esconder, alimentavam-se de invertebrados pequenos e tinham hábitos noturnos, pois nesta época havia grandes predadores e como os primeiros mamíferos pesavam em torno de 50 gramas eles tinham que evitar estes grandes predadores.
A partir da extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos, surgiram novas espécies de mamíferos. Este grupo apresenta hoje cerca de 4500 espécies, com diversas formas, tamanhos e habitats. O maior mamífero conhecido e vivente é a baleia-azul que atingem 30 metros de comprimento e 160 toneladas. O menor mamífero é o musaranho que tem pouco mais de 2 gramas.
A maioria vive em ambientes terrestres, mas alguns são extremamente adaptados à vida aquática (baleias, focas, golfinhos) e outros voam (morcegos). A adaptação aos diversos ambientes está relacionada ao revestimento externo do corpo e às características de sua pele. A pele da maioria é fina e flexível, mas mamíferos como elefantes, rinocerontes e hipopótamos tem pele grossa. A pele dos pés é mais grossa e não possui pelos. Algumas estruturas são anexas à pele como: pelos, glândulas, cascos e unhas.
Os PELOS auxiliam no controle da temperatura corpórea, protege o corpo do animal, auxilia na camuflagem, na comunicação e na percepção de estímulos externos. A muda dos pelos ocorre uma a duas vezes por ano.
As GLÂNDULAS são anexas à pele e secretam substâncias, e as principais são as sebáceas, as odoríferas, as sudoríparas e as mamárias. As glândulas sebáceas estão associadas aos pelos e produzem uma substância oleosa que lubrifica e impermeabiliza os pelos e a pele. As glândulas odoríferas são encontradas no rosto, pés e ânus, e o odor produzido pode servir para a defesa, marcar territórios ou atrair parceiros para a reprodução. As glândulas sudoríparas podem estar distribuídas pelo corpo ou limitadas a áreas como solas das patas ou entre os dedos (alguns roedores). Nos humanos, auxilia no controle de temperatura e elimina resíduos produzidos pelo organismo. Entretanto, a maioria dos mamíferos não regula a temperatura corporal por meio das glândulas sudoríparas, por exemplo, os cães regulam a temperatura do corpo mantendo a boca aberta e respiração ofegante. As glândulas mamárias podem se localizar no peito, abdômen ou na região da virilha. A principal função é produzir o leite que alimentará os filhotes.
As GARRAS, UNHAS, CASCOS, CHIFRES e CORNOS são estruturas que se desenvolvem em uma das camadas da pele e podem auxiliar na locomoção, na defesa ou comunicação com outros indivíduos. Os chifres e os cornos tem função reprodutiva, pois são usados em combates entre machos que disputam uma fêmea.
Os mamíferos são endotérmicos (homeotérmicos) e mantém a temperatura corporal praticamente estável favorecendo a adaptação em diversos ambientes.  Os mamíferos gastam muita energia, por isso que é necessário manter a temperatura constante. A temperatura é mantida graças aos pelos e a camada de gordura localizada abaixo da pelo, formando a hipoderme.
Os mamíferos podem ser carnívoros, herbívoros e onívoros, sendo que o sistema digestório apresenta adaptações de acordo com seu hábito alimentar. O sistema digestório é completo (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus) e auxiliado por algumas estruturas anexas como glândulas salivares, pâncreas e o fígado.
A respiração desses animais é pulmonar e o sistema respiratório é composto por narinas, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões (formados pelos alvéolos). Este sistema é auxiliado pelos músculos intercostais e diafragma (estrutura exclusiva dos mamíferos) que expandem e relaxam a caixa torácica.
Quanto à reprodução, possuem sexos separados, os machos produzem gametas masculinos nos testículos e as fêmeas os gametas femininos nos ovários. O macho possui órgão copulador e deposita os gametas dentro do corpo da fêmea, a fecundação é interna. O período de gestação varia de 3 semanas (camundongos) até 20 meses (elefantes). Os filhotes são alimentados com leite, a maioria das espécies é vivípara (embrião desenvolve-se dentro do corpo da fêmea), possuem placenta estrutura que o embrião ou feto obtêm nutrientes provenientes do corpo da mãe, realiza trocas gasosas e elimina seus resíduos, através do cordão umbilical. Em alguns vivíparos, o feto completa seu desenvolvimento fora do corpo da mãe, em uma bolsa chamada marsúpio e por isso são chamados de marsupiais (canguru, gambá). Há um grupo que é ovíparo onde o embrião se desenvolve dentro de um ovo fora do corpo da fêmea (ornitorrinco).
Os mamíferos podem ser divididos em Marsupiais (gambás), Quirópteros (morcegos), Primatas (macaco-prego, humanos), Roedores (camundongos, capivaras) e Carnívoros (onça, lontra).

Aula 9 – 6ª Série / 7º Ano

AVES

As aves apresentam cerca de 9100 espécies, grande variedade de tamanhos, cores, formas e hábitos. Apesar desta variabilidade é considerado o grupo mais uniforme, pois as diferentes espécies possuem muitas características em comum como corpo revestido por penas, bico córneo ou boca sem dentes, membros anteriores modificados em asas, membros posteriores revestidos por escamas (com três ou quatro dedos para empoleirar, andar, nadar ou capturar presas), esqueleto leve com presença de ossos ocos (pneumáticos), presença de sacos aéreos, ausência de bexiga urinária e são ovíparos. Estas características resultam na especialização das aves para o voo. Distribuem-se por todo o planeta, mas a maior diversidade de espécies vive nas regiões tropicais em virtude da disponibilidade de alimentos e clima favorável. A aves, de acordo com estudo dos fósseis, evoluíram a partir de dinossauros bípedes terrestres extintos que capturavam suas presas com os membros anteriores e que já tinham a presença de penas recobrindo seus corpos.
Corpo revestido por penas, exceto pernas, pés e o bico. Pele flexível e seca, presença de glândula uropigial que produz uma substância oleosa que tem a função de lubrificar e impermeabilizar as penas. As penas tem a função de proteger a pele, revestir o corpo, auxiliar no voo, acasalamento (atração), camuflagem e auxiliar na manutenção da temperatura corpórea, já que estes animais são endotérmicos (homeotérmicos) e mantem a temperatura corpórea interna estável próxima a 40°C. As penas são substituídas uma ou duas vezes ao ano através do processo chamado de muda.
A maioria é capaz de voar (utilizando membros anteriores - asas), mas podem andam, saltam ou nadam (utilizando membros posteriores – pés). Os voo trouxe vantagens como habitar diversos ambientes, migrar longas distâncias, procurar diversos tipos de alimentos e fugir de predadores. As modificações que permitiram o voo das aves são: corpo aerodinâmico, membros anteriores modificados em asas, penas, presenças de ossos pneumáticos, presença de sacos aéreos, ausência de bexiga natatória e osso esterno expandido.
A alimentação das aves é bem variada, pois existem espécies herbívoras, carnívoras e onívoras. A captura de alimento é realizada através de seus bicos e pés. O sistema digestório é completo (boca, faringe, esôfago, estômago formado por proventrículo e moela, intestino delgado, intestino grosso, cecos e cloaca) e utilizam órgãos anexos como fígado e pâncreas. O estômago pode ter uma porção dilatada para armazenar o alimento chamada papo.
As aves respiram por pulmões e o sistema respiratório é composto por narinas, laringe, traquéia, siringe (produção de sons), brônquios, pulmões e sacos aéreos. A siringe e os sacos aéreos são exclusivos das aves.
Quanto a reprodução, possuem sexos separados dimorfismo sexual (machos mais coloridos). Os gametas masculinos são produzidos nos testículos e os femininos nos ovários. Todas as aves são ovíparas. O ovo fecundado recebe proteínas que formarão a clara, a casca e suas membranas, sendo que após a postura eles precisam ser aquecidos (chocados) para que o embrião se desenvolva. A coloração da casca ajuda a camufla-los no ambiente, evitando o ataque de predadores. A maioria das aves cuida dos filhotes alimentando-os, e protegendo-os do frio, do calor e de predadores.
As aves foram agrupadas em ordem conforme algumas características em comum. Algumas dessas ordens são: Passeriformes tem asas curtas e arredondadas ou longas e pontudas, a cauda varia de curta a muito longa (pardal, canário, bem-te-vi); Falconiformes tem bico curvo na extremidade (gavião, águia e falcão); Galiformes tem bico curvo e curto e asas curtas e arredondadas, pode realizar apenas voos rápidos (peru, galinha e codorna); Apodiformes tem asas longas e pontudas e realizam voos muito rápidos (beija-flor e andorinhão); Psittaciformes tem bico curto, curvo e forte, as pernas são curtas, cabeça grande e pescoço grosso (papagaio, cacatua e arara); Rheiformes tem grande porte, asas redizidas, não voam, possui três dedos em cada pé, não apresenta cauda, vivem em bandos e corre com agilidade (ema e avestruz); Columbiformes tem pescoço médio, cabeça e pés pequenos (pomba e rolinha); Anseriformes são aquáticos ou semi-aquáticos, tem narinas perfuradas e dedos parcialmente unidos (pato, ganso e cisne).

Aula 8 – 6ª Série / 7º Ano

RÉPTEIS

Os répteis, provavelmente, evoluíram de um grupo de anfíbios há 300 milhões de anos. Existem 7000 espécies e podemos citar as cobras, os lagartos, os jacarés e as tartarugas. Os répteis podem rastejar, nadar, correr, cavar, subir em árvores ou até planar. São adaptados à vida terrestre, apesar de alguns viverem na água, não dependem dela para reproduzirem. A maioria dos répteis apresentam adaptações como respiração pulmonar, pele revestida por escamas, garras nas extremidades dos dedos, fecundação interna, produção de urina concentrada (evita perda de água) e ovos com casca dura e porosa preenchidos com liquido que protege e nutre o embrião.
A pele destes animais não apresenta glândulas e é áspera, mas pode ser revestida por dois tipos de escamas: as placas córneas e as placas ósseas. A ecdise, também presente nestes animais, promove a troca das escamas permitindo que eles cresçam. A maioria das serpentes troca a pele inteira e a maioria dos lagartos elimina a pele em partes, estes dois grupos possuem escamas do tipo placas córneas. Já a maioria das tartarugas, cágados e jabutis possuem placas ósseas revestidas por placas córneas e não podem se separar do resto do corpo.
Os répteis são ectotérmicos (pecilotérmicos), ou seja, o ambiente influencia na regulação da temperatura e é por isso que a maioria vive em regiões quentes. Apresentam estratégia para regular a temperatura interna do corpo como controlar o tempo de exposição ao sol (energia térmica).
Os répteis são classificados em quelônios, crocodilianos e escamados. Os QUELÔNIOS são as tartarugas (membros modificados em nadadeiras), os jabutis (dedos curtos e sem membrana) e os cágados (carapaça oval e membrana entre os dedos). Estes animais apresentam casco com carapaça (parte superior) e plastrão (parte inferior) ligados lateralmente, não possuem dentes, mas um bico córneo que auxilia na alimentação. Os CROCODILIANOS são os jacarés e crocodilos e apresentam cabeça alongada, cauda comprida, quatro pernas curtas, membrana entre os dedos, vivem na água ou próximo e possuem pele revestida por placas ósseas e placas córneas. Os ESCAMADOS são as serpentes, as cobras, os lagartos, as lagartixas e os camaleões. Maior grupo de répteis, a principal característica é ter o corpo revestido por escamas ou placas córneas, são divididos em lacertílios e ofídios. Os lacertílios (lagartos, lagartixas e camaleões) apresentam corpo alongado e quatro membros, tamanho varia de 3 centímetros a 3 metros de comprimento. Os ofídios (serpentes) apresentam corpo alongado, não apresentam membros, maioria terrestre e rastejam durante a locomoção.
A maioria é carnívora e algumas espécies de jabutis, tartarugas e poucos lagartos são herbívoras. A captura pode ser por meio de mandíbulas e dos dentes, por compressão das presas (cobras) ou injetam veneno para matar suas presas. O sistema digestório é completo (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso ou reto, cloaca e ânus).
A respiração é por meio dos pulmões que possuem diversas câmaras que contribuem para melhor absorção de oxigênio.
Possuem sexos separados com fecundação interna. Os machos apresentam órgãos copuladores. A maioria é ovípara (ovos desenvolvem fora do corpo da fêmea), mas algumas espécies são ovovivíparas (embrião se desenvolve em ovos dentro do corpo da fêmea). A maioria dos ovos possui casca resistente e porosa, exceto as espécies ovovivíparas que possuem ovos envoltos por uma membrana. Os ovos possuem água e nutrientes em seu interior garantindo o desenvolvimento do embrião. Os filhotes são semelhantes aos adultos e não passam por metamorfose e na maioria das vezes são independentes dos pais, mas algumas espécies cuidam dos filhotes. Nas espécies ovíparas, os ovos são depositados debaixo de rochas, no interior de troncos, entre restos vegetais ou são enterrados no solo.

Aula 7 – 6ª Série / 7º Ano

ANFÍBIOS

Os anfíbios são vertebrados que vivem pelo menos uma parte do seu ciclo de vida em ambiente de água doce e o outro em ambientes terrestre. Acredita-se que estes animais surgiram há cerca de 360 milhões de anos. Os representantes mais comuns são os sapos, rãs, salamandras e cobras-cegas. Durante sua evolução o anfíbio apresentaram adaptações como pulmões bem desenvolvidos (vida terrestre) e órgãos dos sentidos (vida aquática). No entanto, os anfíbios dependem estritamente da água para sua reprodução.
Os anfíbios apresentam algumas características comuns como pele úmida e permeável (auxilia nas trocas gasosas), narinas que se comunicam com a boca (auxilia na respiração pulmonar) e a respiração podem ser por meio de brânquias, pulmões, pele ou mucosa bucal. A maioria possui pernas para facilitar a locomoção em ambiente terrestre. Possuem cerca de 4800 espécies divididas em anuros, urodelos e ápodes.
Os ANUROS em sua fase adulta apresentam quatro pernas e não tem cauda. Os mais conhecidos deste grupo são os sapos, rãs e pererecas. Possuem corpo curto, cabeça estreita, poucas vértebras e pernas posteriores maiores que anteriores.  A locomoção ocorre principalmente por meio de saltos, mas em ambientes aquáticos eles nadam. Os URODELOS possuem corpo alongado e cauda, não saltam e um animal que representa o grupo é a salamandra. Os ÁPODES não possuem pernas, corpo longo e fino, cabeça pequena, são cavadores, tem vida principalmente aquática e terrestre subterrânea. Encontrados em florestas de clima quente e úmido. Locomovem-se impulsionando o corpo, rastejando ou nadando e o principal representante deste grupo é a cobra-cega.
Os anfíbios adultos geralmente são carnívoros, comem insetos, lesmas, minhocas e outros pequenos animais. Anuros e urodelos capturam suas presas em ambientes terrestre com a língua pegajosa, já os anuros aquáticos fazem se alimentam por sucção, ou seja, aspiram água e retiram os alimentos presentes nela. Apresentam sistema digestório completo (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e cloaca).
A respiração nos anfíbios pode apresentar diferentes estruturas como brânquias, pulmões e pele. Em geral utilizam várias destas estruturas combinadas durante a respiração. Durante a fase larval a maioria destes animais utilizam brânquias e na fase adulta a maioria respira por meio dos pulmões e da pele. Algumas espécies de salamandra as brânquias permanecem na fase adulta e outras não possuem brânquias ou pulmões respirando apenas através da pele. Os pulmões são simples com formato de pequenos sacos e não absorvem todo o oxigênio que os animais precisam por isso é que utilizam também a pele para realizar as trocas gasosas. A pele é fina, úmida, permeável e tem grande quantidade de vasos sanguíneos, o que permite as trocas gasosas. Para a pele permanecer úmida estes animais possuem glândulas que secretam muco e vivem em ambientes úmidos.
A maioria dos anfíbios possuem sexos separados e o acasalamento ocorre na água. Em muitas espécies o macho produz sons para atrair a fêmea. O macho segura a fêmea, sobe em suas costas e a estimula a liberar os óvulos na água e libera seus espermatozoides, ocorrendo a fecundação externa, mas em alguns casos é interna. A maioria dos anfíbios é ovípara e depositam seus ovos em ambientes úmidos para evitar a perda e desidratação. O tempo necessário para a eclosão varia desde poucas horas até meses. Os ovos da maioria dos anuros liberam uma larva chamada girino (diferente do adulto), que passa por metamorfose até a fase adulta. A maioria das salamandras e cobras-cegas possui fecundação interna, possuem rituais de acasalamento nos quais o macho deposita seus espermatozoides sobre uma superfície e conduz a fêmea até o local para que ela recolha, sendo que estes ficam guardados até a fecundação dentro do corpo da fêmea.
Aula 12 – 7ª Série / 8º Ano

OSSOS E ARTICULAÇÕES

Os ossos são órgãos rígidos formados por vários tecidos (tecido ósseo, cartilaginoso, sanguíneo, adiposo e nervoso) e a rigidez está relacionada ao tecido ósseo. As principais funções são sustentação, proteção, produção de células sanguíneas, movimentação e reservas de minerais. O corpo humano possui aproximadamente 206 ossos com diversas formas e tamanhos. O formato dos ossos está ligado a localização e função que ele exerce e são classificados em longos (fêmur), curtos (ossos do carpo), planos (esterno) e irregulares (vértebras).
Os ossos apresentam estrutura externa bem definida e dividida em diáfise (entre as epífises) e epífise (extremidades dos ossos). Apresentam grande quantidade de vasos sanguíneos. A estrutura interna dos ossos é composta por medula óssea (dois tipos: a vermelha com função de produzir células sanguíneas e a amarela uma importante fonte de energia), matriz óssea (constituída por fibras de proteína e sais minerais), periósteo (membrana que reveste o osso participando da nutrição e crescimento) e osteócitos (são as principais células do tecido ósseo).
As fibras dão resistência e elasticidade aos ossos e são formadas por colágeno. Os sais minerais, principalmente cálcio e fosfato, servindo como reserva de minerais e tornando o osso rígido.
O crescimento, a regeneração e a manutenção do tecido ósseo ocorre através de um processo chamado de ossificação. A formação do osso pode ocorrer a partir de um molde de tecido cartilaginoso ou conjuntivo, que vai sendo substituído gradualmente.
O esqueleto humano pode ser dividido em esqueleto axial e esqueleto apendicular. O esqueleto axial é composto por cerca de 80 ossos, que formam a cabeça (ossos faciais e cranianos), caixa torácica (costelas e esterno) e coluna vertebral (vértebras). O esqueleto apendicular é formado pelos ossos dos membros superiores e inferiores e pelos ossos que unem os membros ao esqueleto axial. Alguns problemas relacionados aos ossos do esqueleto humano são as fraturas ósseas (quebra de um osso) e osteoporose (diminuição da massa óssea).
As regiões entre os ossos ou cartilagens e os ossos sãos chamadas de articulações que permitem realizar os movimentos. Estas articulações podem ser móveis, semimóveis ou imóveis de acordo com a amplitude de movimentação.
As articulações móveis (joelho e cotovelo) são capazes de realizar grande variedade de movimentos. Uma característica é apresentar um espaço entre os osso que a compõem onde é secretado o líquido sinovial que lubrifica a articulação durante o movimento.  Podem ser classificadas como: articulação em gínglimo (semelhante a dobradiça – cotovelo), articulação esferoide (permite movimento em qualquer direção – quadril e fêmur) e articulação plana (deslizamento dos ossos – pés).
As articulações semimóveis permitem a realização de pequenos movimentos e um exemplo é a articulação entre as vértebras. As articulações imóveis não permitem a realização de movimentos e um exemplo é a articulação existente entre os ossos do crânio.
Alguns problemas nas articulações podem provocar desconforto e prejudicar a mobilidade do corpo. Podemos destacar entre outros problemas a artrite que pode ser classificada em: artrose (caracterizada pelo desgaste da cartilagem da articulação), artrite reumatoide (inflamação que ocorre no revestimento de algumas articulações) e artrite gotosa (presença de cristais de ácido úrico nas articulações).

Aula 11 – 7ª Série / 8º Ano

REVESTIMENTO DO CORPO: A PELE

A pele reflete o estado emocional, físico e saúde de uma pessoa. Pela pele podemos notar manchas, alterações em sua textura, alergia e até o envelhecimento por meio de rugas aparentes. Esta estrutura tem como função a proteção do corpo e participar de diversas atividades, como regulação de temperatura, percepção de estímulos, excreção e síntese de vitamina D. Para desempenhar essas funções, a pele apresenta uma estrutura bem definida e alguns anexos, como pelos, unhas e glândulas.
A estrutura da pele é formada por duas camadas de tecidos: a epiderme e a derme. A epiderme é a camada mais externa da pele e não apresenta vasos sanguíneos e o suprimento de nutrientes e gases respiratórios é proveniente dos vasos presentes na derme. A camada mais interna da epiderme é formada por células com grande capacidade de divisão e melanócitos - células que produzem melanina, substância que da cor e ajuda a proteger a pele contra a ação dos raios ultravioleta do Sol. Estas são empurradas em direção as camadas mais externas da epiderme e há um acúmulo de queratina que causa a morte celular. A queratina deixa a pele mais resistente e impermeável, protegendo contra os atritos físicos e perda de água. A derme é a camada mais interna da pele formada por tecido conjuntivo rico em fibras, principalmente de colágeno. Estas fibras dão força e elasticidade à pele, sustentam a epiderme e une a pele à hipoderme. A derme é rica em vasos sanguíneos, pequenos músculos e terminações nervosas (importantes para o sentido do tato, percepção de temperatura e pressão), é lá que estão inseridas as estruturas anexas da pele. A hipoderme (formada por tecido conjuntivo e células adiposas) não faz parte da pele, mas tem a função de unir a pele a outros órgãos do corpo.
As estruturas anexas são os pelos, as unhas e glândulas sebáceas e sudoríparas, cujas funções estão relacionadas a proteção do corpo.
Os pelos são estruturas finas e alongadas que se desenvolvem na epiderme e tem funções relacionadas a proteção do couro cabeludo (cabelo), dos olhos (cílios), do sistema respiratório (pelos do nariz), atuam como isolante térmico e auxiliam no tato (percepção do toque). Os pelos são constituídos de células mortas bem unidas e ricas em queratina, e possuem duas regiões: a haste e a raiz.
As unhas são constituídas de células mortas, ricas em queratina, e tem a função de proteção. O crescimento ocorre continuamente.
As glândulas secretam substancias importantes na pele e as principais glândulas são as sebáceas e as sudoríparas. As glândulas sebáceas secretam substancia oleosa denominada sebo, que tem a função de lubrificar e auxiliar na impermeabilização da pele e dos pelos. As glândulas sudoríparas secretam o suor (composto por água, uréia, ácido úrico e cloreto de sódio) e auxilia na regulação de temperatura e excreção.
Como doenças mais comuns da pele podemos citar as verrugas e a sarna. As verrugas são elevações da pele causadas por vírus (Papilomavirus) que estimula a divisão celular. Podem ser curadas naturalmente, mas na maioria das vezes necessita de intervenção medicamentosa ou cirúrgica. A sarna é uma doença causada pelo ácaro Sarcoptes scabei, que escava a epiderme para depositar seus ovos provocando saliências e reações alérgicas na superfície da pele. A sarna é comum no cotovelo, joelho, axila, punho, entre os dedos, abdômen, órgãos genitais masculinos e mamilos. A transmissão ocorre com o contato com pessoas ou roupas infectadas. O tratamento é medicamentoso e de higienização constante das roupas e ambiente.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012


Aula 6 – 6ª Série / 7º Ano 

PEIXES

INTRODUÇÃO AOS VERTEBRADOS

Os vertebrados são animais que habitam praticamente todas as partes do planeta e tem como principais características a coluna vertebral e o crânio. Existem aproximadamente 51000 espécies distribuídas em cinco classes: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

PEIXES

Os peixes habitam os ambientes aquáticos, podendo viver sozinhos ou em cardumes. Este grupo possui aproximadamente 26000 espécies, sendo que no Brasil, até 2008, foram catalogados 3885 espécies em ambientes marinhos e de água doce. A maioria dos peixes possui corpo adaptado ao deslocamento na água, alguns com corpo alongado, achatado lateralmente e afunilado, outros corpo achatado e ovalado.
O tamanho é variado, desde menos de 1 centímetro (peixe-boião) até 15 metros (tubarão-baleia). O corpo da maioria é coberto por escamas que protege o animal (baiacu), mas existem espécies sem escamas que apresentam a pele mais grossa (bagre). Os tubarões e as raias possuem escamas chamadas placóides que permite um corpo flexível, protegido e aumenta a eficiência da natação. Uma camada de muco reveste a superfície deixando-a escorregadia, o que facilita o deslocamento e dificulta a fixação de parasitas. A maioria possui nadadeiras, que são distribuídas em um par de nadadeiras peitorais, um par de nadadeiras pélvicas, uma nadadeira dorsal, uma nadadeira anal e uma nadadeira caudal. Algumas espécies possuem a bexiga natatória que permite o deslocamento vertical e a flutuabilidade na água. A maioria é ectotérmico (pecilotérmico).
Os peixes são classificados como condrictes ou peixes cartilaginosos com esqueleto constituído de cartilagem (tubarões e raias), e osteíctes ou peixes ósseos com esqueleto constituído de ossos (sardinha, tainha, bagre).
Quanto à alimentação podem ser carnívoros, herbívoros, onívoros ou detritívoros. O sistema digestório é do tipo completo (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e ânus ou cloaca, possuem órgãos anexos – fígado, pâncreas e vesícula biliar). Os dentes auxiliam na captura e trituração do alimento, podem ser pequenos e em forma de cone (maioria) e pontiagudo em fileiras (na maioria dos tubarões). A respiração é por meio de brânquias que retiram o oxigênio dissolvido na água. A água entra pela boca, passa pelas brânquias e saia pelas fendas branquiais (aberturas ao lado da cabeça). Nos peixes ósseos estas fendas são recobertas por uma estrutura óssea chamada opérculo.
A reprodução é sexuada e a maioria das espécies possui sexos separados. Na fecundação interna, comum em peixes cartilaginosos, o macho introduz os gametas no interior da fêmea. Na fecundação externa, comum em peixes ósseos, os gametas são liberados na água onde ocorre a fecundação. A fecundação forma uma célula-ovo (zigoto) que se desenvolverá em embrião e formando um novo indivíduo. Podem ser ovíparos, ovovivíparo e vivíparo. Algumas espécies podem apresentar estágio larval e a larva recebe o nome de alevino.
Os peixes possuem adaptações para viver em ambientes aquáticos, pois este varia quanto à pressão, luminosidade, escassez de alimento, mecanismos para evitar perda excessiva de água e entrada excessiva de água. Por isso que a maioria das espécies é adaptada somente ao ambiente marinho ou de água doce.