sexta-feira, 26 de outubro de 2012


8ª Série - Exercícios de fixação – Cinemática e conversão de unidades

1 – Um veículo parte de Sombrio as 10 h e 24 min e chega em Porto Alegre as 13 h. Sabendo que a distância entre as duas cidades é de 226 km, calcule a velocidade média do veículo?

R: Vm = 86,92 km/h

2 – Calcule a posição final de uma bicicleta, sabendo que ela saiu da posição 300 metros e percorreu 2430 metros.

R: S = 2730 metros

3 – Calcule a posição final de um móvel que saiu do km 338 e cuja velocidade média é de 30 km/h durante 3 h e 24 min?

R: S = 440 km

4 – Sabendo que um móvel se desloca a uma velocidade média de 315 km/h. Qual a distância percorrida em 786 min?

R: delta S = 4126,5 km

5 – Qual o tempo gasto por um móvel para percorrer 823,4 km, sabendo que o móvel se deslocou a uma velocidade média de 37,5 m/s?

R: delta t = 6,099 h

6 – Converta a unidades abaixo:

a) 7843 microgramas em quilogramas;  R: 0,007843 microgramas
b) 8,75 horas em segundos; R: 31500 segundos
c) 7,48 toneladas em gramas; R: 7480000 gramas
d) 34 metros em quilômetros; R: 0,034 quilômetros
e) 405689 metros em quilômetros; R: 405,689 quilômetros
f) 7594890 segundos em horas; R: 2109,69 horas
g) 346 quilogramas em toneladas; R: 0,346 quilogramas
h) 1 dia, 2 horas e 35 minutos em segundos; R: 95700 segundos

FAÇAM TODOS OS CÁLCULOS

Aula 2 – 8ª Série / 9º Ano

INTRODUÇÃO À FÍSICA

A cinemática é a parte da mecânica que tem o objetivo de descrever o movimento dos corpos sem considerar suas causas. No entanto, se considerarmos um ônibus parado com um passageiro num ponto de ônibus, podemos afirmar que o passageiro está em movimento se considerar um poste da rua como referencial, já se considerarmos o ônibus como referencial o passageiro está parado.
O corpo que possui movimento é chamado de móvel. Todos os móveis, como navios, trens e carros, tem dimensões (comprimento, largura e altura) e são considerados um ponto material. O ponto material é todo corpo cujas dimensões são desprezíveis em relação ao fenômeno estudado. A linha percorrida por um ponto material é chamada de trajetória. As trajetórias podem ser retilíneas quando são realizadas em linha reta e curvilíneas quando são realizadas numa linha em curva.
A posição final (S) de um ponto material é o lugar que o móvel ocupa em relação ao referencial adotado.

Porém, ao se deslocar o móvel sai da posição inicial (S0) e vai para a posição final (S) sendo que esta variação de posição ou deslocamento é denominada delta S, pois é calculada a partir da seguinte fórmula:

Apesar de semelhante, o deslocamento é o segmento de reta que liga as posições, inicial e final, ocupadas por um ponto material num determinado intervalo de tempo. Já o espaço percorrido é o comprimento da trajetória descrita pelo ponto material nesse intervalo de tempo. O intervalo de tempo é calculado pela fórmula:

No entanto, a razão entre o espaço percorrido por um móvel e o tempo gasto para percorrê-lo é a velocidade média desse móvel, que é calculada pela fórmula:

Onde vm é a velocidade média do móvel, delta S é o espaço percorrido pelo móvel e delta t é o intervalo de tempo gasto para percorrer determinada distância.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Aula 5 – 6ª Série / 7º Ano 

EQUINODERMOS 

Os equinodermos são animais invertebrados que possuem um esqueleto interno (endoesqueleto) constituído de ossículos e formado por carbonato de cálcio. Esses ossículos podem projetar espinhos na superfície do corpo (algumas espécies). São marinhos, podem ser fixos ou mover-se sobre o substrato (exemplo: balacha-da-praia, ouriço-do-mar, estrela-do-mar). Apresenta características como o sistema ambulacrário que canais internos preenchidos com água e esta entra por meio do madrepórito, sendo que este sistema está relacionado à reprodução, alimentação, locomoção, respiração e aos sentidos destes animais. 
Alimentam-se de partículas em suspensão (lírios-do-mar), outros animais (estrelas-do-mar) e algas (ouriços-do-mar). Maioria apresenta sistema digestório completo, com sexos separados, realizam a fecundação externa e é ovípara. O ovo dá origem a uma larva que passa por metamorfose até transformar-se em adulto. Algumas estrelas-do-mar reproduzem-se assexuadamente por fissão dividindo seu corpo em duas metades e o processo de regeneração pode levar até um ano. 
Os equinodermos são classificados em asteróides, equinóides, ofiuróides, crinóides e os holoturoides. Os asteróides apresentam forma de estrela, em geral com cinco braços, vida livre com movimentos lentos sobre o substrato (estrela-do-mar). Os equinóides apresentam corpo arredondado e sem braços, utilizam seus pés ambulacrais e espinhos para se locomover e capturar alimento (bolacha-da-praia). Os ofiuróides apresentam disco central pequeno com braços articulados, finos e longos, sendo que a maioria utiliza os pés ambulacrais na alimentação e deslocamento de partículas enquanto cavam, os braços captura o alimento e agitam a água colocando partículas em suspensão (serpente-do-mar). Os crinóides parecem flores ou algas (morfologia externa), em geral vivem fixos no substrato, apresentam braços longos e ramificados. Os holoturoides caracterizam-se por apresentar o corpo cilíndrico e alongado, não possuem braços e a superfície do corpo é revestida de pequenos ossículos calcários. Utilizam os pés ambulacrais para rastejar no substrato e locomovem-se também pelo movimento do corpo que é muito flexível e por meio desses movimentos musculares podem nadar e cavar.

Aula 13 – 5ª Série / 6º Ano

OS SERES VIVOS E O AMBIENTE

Um ambiente é o conjunto formado por todos os seres que nele vivem mais os fatores físico-químicos (luz, água, solo, ar, temperatura). A Ecologia é a ciência que estuda o ambiente, as relações dos seres vivos entre si e com os fatores físico-químicos do ambiente em que vivem. Não há espécie que sobreviva isoladamente na natureza. As diferentes espécies são interdependentes também em relação aos fatores físico-químicos.
O Ecossistema é o conjunto formado pelos meios biótico (seres vivos) e o abiótico (ar, água, luz, temperatura e solo). O lugar onde mora um ser vivo é denominado habitat e cada animal possui um nicho ecológico, que é determinado pelo conjunto das atividades e funções de uma determinada espécie no ecossistema em que ela vive.
População pode ser definida por conjunto de organismos de uma mesma espécie que vive em uma determinada região, durante um determinado período de tempo. O conjunto destas populações que vivem em uma determinada região e que se relacionam entre si é denominado BIOCENOSE (comunidade).
Para que haja certo equilíbrio ecológico é necessário um ecossistema relativamente estável, com seus componentes estabelecendo um contínuo relacionamento entre si. Já o desequilíbrio ecológico é uma situação em que as condições bióticas e abióticas de um ambiente são alteradas, podendo provocar a extinção de algumas espécies de seres vivos e o aumento das populações de outras espécies ("boom").
Cadeia alimentar: é a transferência de energia e matéria num ecossistema. Mantém os ecossistemas em equilíbrio, impedindo que o número de indivíduos de uma espécie aumente ou diminua a ponto de ameaçar a existência de outra, exceto a espécie humana (subespécie Homo sapiens sapiens).

Relações entre os seres vivos

  • Intraespecíficas: entre indivíduos da mesma espécie (podem ser harmônicas ou desarmônicas);
  • Interespecíficas: entre indivíduos de espécies diferentes (idem);
  • Harmônicas: são aquelas em que não se verifica prejuízo entre os organismos envolvidos;
  • Sociedade: grupo de indivíduos da mesma espécie que desempenham funções diferentes na população (ex.: abelhas);
  • Colônia: grupo de indivíduos da mesma espécie que desempenham as mesmas funções na população (ex.: cianobactérias);
  • Comensalismo: relação entre duas espécies diferentes em que uma delas se beneficia, mas a outra não é prejudicada (rêmoras, com suas ventosas e tubarões);
  • Inquilinismo: como a situação anterior, sendo que neste caso a espécie beneficiada obtém abrigo (proteção) ou ainda suporte no corpo da espécie hospedeira (orquídeas e árvores de apoio);
  • Mutualismo: associação entre duas espécies diferentes em que ambas são beneficiadas (pássaro-palito e crocodilo).Obs.: Protocooperação: mutualismo não obrigatório (ex.: anum e boi);
  • Simbiose: mutualismo obrigatório (ex.: liquens - raros em grandes cidades);
  • Relações desarmônicas: ação reguladora das populações (pró equilíbrio ambiental);
  • Predatismo: seres de uma espécie capturam e destroem fisicamente seres de outra espécie (presas), utilizando-os como alimento (sapos e insetos). Obs.:canibalismo é a predação entre seres da mesma espécie (ratos sem alimentos podem devorar seus próprios filhotes);
  • Parasitismo: seres de uma espécie (parasitas) se alojam interna ou externamente em seres de outra espécie (hospedeiros), causando-lhes lesões, intoxicações e/ou morte (ex.: piolhos e solitárias). Geralmente não matam a presa e são menores que ela;
  • Competição: pode ocorrer também entre seres da mesma espécie e consiste em disputa como que por alimento, território ou fêmea (cônjuge). Ratos competem conosco por alimentos.


Aula 12 - 5ª Série / 6º Ano

ECOLOGIA - CADEIAS ALIMENTARES

Cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos, que servem de alimento uns para os outros, sucessivamente. Em outras palavras, é a transferencia de energia através da matéria de um organismo para o outro sob a forma de alimento.
Diferentes seres vivos podem compor uma cadeia alimentar, cada um deles fica disposto em um nível específico de organização, cumprindo seu papel.
Uma cadeia alimentar tem como elementos básicos:
PRODUTORES: São organismos autótrofos, ou seja, que produzem seu próprio alimento, sendo a base da cadeia. Esse alimento é proveniente a partir da luz solar e do gás carbônico (fotossíntese). Fazem parte desse grupo as plantas, algas e fitoplânctons.
CONSUMIDORES: São organismos que necessitam de alimento a partir de outros organismos, sendo assim considerados heterótrofos. Esse grupo pode ser subdividido da seguinte forma:
  • Consumidores primários: se alimentam dos produtores.
  • Consumidores secundários: se alimentam dos primários.
  • Consumidores terciários: se alimentam dos secundários.
  • Consumidores quartenários: se alimentam dos terciários. E assim por diante.

DECOMPOSITORES: São organismos que atuam na transformação da matéria orgânica (restos mortos de vegetais e animais) em matéria inorgânicas (sais). Essa matéria inorgânica depois será aproveitada pelos produtores, que serão capazes de transforma-la em matéria orgânica através da fotossíntese. Pertencem aos decompositores: fungos e bactérias.
O equilíbrio do ecossistema depende do funcionamento perfeito de cada etapa da cadeia alimentar. A drástica redução de algum predador, por exemplo, pode acarretar na proliferação dos animais herbívoros e, com isso, na escassez ou extinção de algumas espécies vegetais.
Conhecer a cadeia alimentar nos leva a compreensão da função de cada ser vivo. A importância disto está baseada no uso natural de animais ou vegetais que possam controlar ou equilibrar o ecossistema, evitando o uso de pesticidas e quaisquer outras formas artificiais que possam desequilibrar em longo prazo o ambiente, ou ainda, provocar sérias reações nos animais e até os seres humanos ali presentes. Está prática é denominada controle biológico.


Aula 11 – 5ª Série / 6º Ano

ATMOSFERA: CAMADA QUE ENVOLVE A TERRA

O ar é a matéria gasosa que envolve nosso planeta, formando a atmosfera. A atmosfera contribui de várias maneiras para a vida e para as características da Terra, pois fornece gás oxigênio e outros gases indispensáveis aos seres vivos, protege o planeta das radiações solares, absorve e retém parte do calor proveniente do Sol, desintegra a maioria dos meteoroides, redistribui a água evaporada em forma de chuva. O limite entre a atmosfera e o espaço cósmico está entre 750 e 1000 quilômetros de altitude.
A composição do ar varia de acordo com a altitude e quanto mais distante da superfície terrestre as moléculas de ar encontram-se mais afastadas umas das outras tornando o ar mais rarefeito, no entanto, a maioria dos gases atmosféricos mantém-se na atmosfera pela ação da gravidade.
A atmosfera está dividida em cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. A troposfera (até 17 km de altitude) é a camada que concentra a maioria dos gases, vapor de água e poeira da atmosfera. A estratosfera (de 17 a 50 km de altitude) apresenta grande quantidade de gás ozônio e a alta quantidade deste gás forma uma camada que filtra os raios ultravioleta (camada de ozônio) emitidos pelo Sol, protegendo a Terra. Na mesosfera (de 50 a 80 km de altitude) a temperatura cai rapidamente a medida que aumenta a altitude. Na termosfera (de 80 a 500 km de altitude) há uma grande absorção de radiação solar, provocando altas temperaturas. A termosfera reflete ondas de rádio e protege nosso planeta contra meteoroides, fragmentando-os. A exosfera (de 500 até que o ar se torne quase inexistente) possui grande quantidade de hidrogênio, onde ocorre grandes variações de temperatura chegando a 2000 ºC durante o dia e -270 ºC durante a noite. Na exosfera estão posicionados a maioria dos satélites artificiais.


A camada de ozônio, localizada na estratosfera, absorve a radiação ultravioleta do Sol, protegendo os seres vivos. As radiações ultravioletas podem causar danos aos seres vivos, provocando o aparecimento de câncer, principalmente de pele, causar mortes de algas do plâncton, afetar plantações e vegetais em geral. Na década de 1980, foi verificada a diminuição da concentração do ozônio em determinadas regiões do planeta, buraco da camada de ozônio, sendo que esta camada vem sendo destruída pela ação de gases chamados clorofluorcarbonos (CFCs). Estes gases são utilizados em sistemas de refrigeração, aerossóis, condicionadores de ar, solventes, entre outros. Os CFCs reagem com o gás ozônio provocando a quebra desse gás formando, principalmente, gás oxigênio que não é capaz de filtrar os raios ultravioleta. No entanto, os cientistas estão desenvolvendo gases como os hidroclorofluorcarbonetos (HCFCs) para substituir os CFC e essa medida tem como objetivo a emissão de compostos que destroem a camada de ozônio.


Aula 10 – 5ª Série / 6º Ano

PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DO AR

O ar ocupa espaço e tem resistência, pois quando mergulhamos um copo vazio em um recipiente cheio de água, esta é deslocada devido ao espaço ocupado pelo ar dentro do copo. Também ao nos movimentarmos ele exerce uma força oposta ao movimento, pois o corpo tende a tirar o ar da frente.
Uma ventania nada mais é que a movimentação do ar em relação a superfície da Terra, por isso que sentimos o ar em dias de vento, assim como os galhos e folhas das árvores que balançam conforme a intensidade deste fenômeno (Figura 1).
Um exemplo clássico é que podemos encher uma garrafa com água e ela preencherá todo o espaço interno da garrafa e mesmo que a garrafa seja esvaziada ela ainda continuará cheia, porém o conteúdo será o ar, portanto o ar ocupa todo o espaço disponível.
O ar tem peso, pois se pesarmos um balão cheio de ar e um vazio, o balão cheio será mais pesado. Todo o peso que o ar exerce uma pressão sobre os corpos, sejam eles animais, vegetais ou artificiais (carros, casas, bicicletas), é chamada de pressão atmosférica que pode ser medida por um aparelho chamado barômetro (Figura 2). Está pressão é expressa em milímetros de mercúrio (mmHg). Ao nível do mar (zero metros) a pressão atmosférica é de 760 mmHg, no entanto se subirmos a serra e ficarmos a 1000 metros acima do nível do mar a pressão atmosférica será de 674 mmHg, ou seja, quanto mais alto estamos em relação ao nível do mar menor será a pressão atmosférica. Exemplo: quando há jogos de futebol em cidades com níveis acima do nível do mar dizem que o ar é rarefeito, ou seja, o ar exerce menor pressão sobre os corpos e objetos naquela região (veja tabela 1).

Aula 9 – 5ª Série / 6º Ano

CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA

A água retirada dos rios, lagos e poços podem conter microrganismos e alguns deles causam doenças. As águas que são utilizadas pelo ser humano, que são chamadas de águas servidas, estão misturadas a restos de comida, fezes, sabões, detergentes.
Após usar a água, o correto seria encaminhar esta água a uma estação de tratamento de esgoto residencial. No entanto, quando não há tratamento de esgoto, este é jogado diretamente no ambiente. Nas tubulações de esgoto há grande quantidade de microrganismos, e alguns deles podem ser microrganismos patogênicos, ou seja, podem causar certos tipos de doenças.
Os microrganismos mais comuns nas águas servidas são os coliformes fecais que são provenientes das fezes humanas. Podemos concluir que águas servidas têm duas características principais: resíduos (restos de comida e fezes) e microrganismos (que decompõem estes resíduos provocando mal cheiro). Apesar de alguns microrganismos causarem doenças eles são importantíssimos para o ambiente pois são decompositores.
Algumas doenças de veiculação hídrica, ou seja, causada pelo consumo de água contaminada por microrganismos patogênicos são as seguintes:

  • Esquistossomose (conhecida como barriga-d’água) causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo) que vive dentro de caramujos de água doce que foram contaminados pelos ovos do verme que vem com as fezes que chegam aos rios e lagos. Após eclodirem dentro do caramujo, as larvas ficam na água e se alguém tomar banho ou consumir esta água pode ser infectado. Esta doença atinge órgãos como fígado, pulmões, intestino, rins;
  • Cólera é causada pelo Vibrio cholerae. É transmitida através do contato do ser humano com água contaminada (água doce ou salgada) ou alimentos contaminados;
  • Amebíase é causada pela Entamoeba histolystica causando diarréias, e giardíase é causada pela Giardia lamblia causando diarreias e são adquiridas ao ingerir alimentos ou água contaminada;
Alguns hábitos de higiene pessoal como tomar banho diariamente, evacuar somente em sanitários, lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro, lavar as mãos antes das refeições e cortar as unhas mantendo-as limpas e quanto a alimentação só beber água tratada e lavar e cozinhar bem os alimentos podem evitar a contaminação por microrganismos patogênicos.
No entanto, quando não há sistema de tratamento de esgoto residencial é possível utilizar o sistema de fossa (fossa seca, fossa absorvente e fossa séptica). A fossa seca é um buraco cavado no chão que recebe as fezes e urina dos moradores, sendo que periodicamente deve receber uma camada de terra misturada com cal, mas há um problema de possibilidade de contaminação da água subterrânea usada para consumo. A fossa absorvente é um buraco cavado no chão e coberto, para onde a tubulação da casa leva as águas utilizadas para a fossa. A melhor maneira é a fossa séptica que consiste em um recipiente de concreto enterrado para onde é enviada toda a água servida da casa através de tubulações, dentro dele os resíduos sólidos permanecem e sofrem ação dos microrganismos.
Em muitas cidades há estações de tratamento de esgoto que funcionam com tanques séptico para onde são conduzidas as águas servidas. Nas estações, as etapas do tratamento consistem em deixar os resíduos em repouso para que haja decomposição do material orgânico contribuindo assim para a manutenção dos mananciais, isto é, para que as reservas de água doce não sejam poluídas. Infelizmente a maioria das cidades brasileiras não possui estações de tratamento de esgoto.

Aula 8 – 5ª Série / 6º Ano

A ÁGUA: BEM PRECIOSO

A água é um recurso limitado, vulnerável e essencial à vida. Ela serve para muitas finalidades como no uso doméstico, industrial, agrícola e geração de energia.
O organismo humano é composto em sua essência por água e esta é importante à nossa saúde por vários motivos, entre eles estão: transporte de substância pelo corpo, proteção, controle de temperatura e eliminação de resíduos. A água entra em nosso organismo através da ingestão de líquidos e sai pela urina, fezes, lágrimas, suor e durante a respiração.
A água potável deve estar transparente, não apresentar gosto ou cheiro e estar livre de substâncias ou microrganismos nocivos ao nosso corpo, ou seja, quando podemos beber sem risco à saúde. Estes microrganismos, se presentes na água, podem causas doenças como esquistossomose, cólera, disenteria, hepatite e leptospirose. Para evitar a presença destes microrganismos deve-se ferver a água, utilizar substâncias como hipoclorito de sódio ou ainda utilizar filtros domésticos.
A água pode ser captada no subsolo, nascentes de água, rios e lagos. A água do subsolo é proveniente da chuva que infiltra até o lençol freático e as nascentes de água são locais em que a água do subsolo vem espontaneamente à superfície.
As fontes de água para consumo humano – rios, lagos, nascentes, lençóis freáticos – são chamados de mananciais. Portanto, preservar os mananciais é essencial para assegurar água fresca para o ser humano. Esta preservação começa com a mudança de algumas atitudes como não derrubar matas, poluir ou jogar lixo em nascentes, rios, lagos ou poços.
A água encanada é proveniente de um rio ou lago. Uma tubulação, chamada adutora, leva a água até uma estação de tratamento. A água passa por processos chamados de filtração e cloração. Posteriormente é bombeada a reservatórios públicos elevados (caixa d’água) de onde é distribuída às casas por um sistema de canos subterrâneos. Esse sistema é chamado de rede de captação e distribuição de água encanada.
Evite desperdícios da água tomando atitudes como não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, tomar banhos mais rápidos, não lavar calçadas em dias chuvosos, evitar vazamentos nos canos. Com essas atitudes podemos evitar a falta de água potável no planeta. Começamos por nós mesmos, e se cada um fizer a sua parte estaremos garantindo os recursos naturais ao longo da nossa geração e para gerações futuras. Vamos mudar nossas atitudes?

quarta-feira, 17 de outubro de 2012


Aula 10 – 7ª Série / 8º Ano

SISTEMA DIGESTÓRIO
  • O sistema digestório é composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, reto, ânus e órgãos anexos;
  • A digestão ocorre extracelularmente;
  • Alimentos são ingeridos através da cavidade corporal, onde são secretadas enzimas que agem sobre os alimentos e reduz estes a moléculas para serem absorvidas pelas células;




ENZIMAS
  • As enzimas clivam as ligações químicas que constroem as macromoléculas de proteínas, carboidratos e de gordura (Ex.: quebra da pontes de hidrogênio do amido);
  • Alguns tipos de enzimas: carboidrases, proteases, peptidases, lipases e as nucleases;
  • As enzimas podem ser classificadas como endo e exo dependendo do local de ação, ou seja, onde clivam a molécula (Ex.: uma endoprotease cliva a proteína em um sítio interno ao longo da cadeia polipeptídica e uma exoprotease cliva aminoácidos na região terminal da molécula);
  • A enzima digestiva é produzida em uma forma inativa (zimogênio);


ESTRUTURA E FUNÇÃO DO TUBO DIGESTÓRIO
  • Diferentes segmentos do tubo são especializados para funções associadas com a digestão e a absorção e também existem várias estruturas acessórias que produzem e exportam ao tubo digestório compostos que contribuem ao processo digestivo;
  • O tubo digestório é composto por quatro camadas: mucosa (células tem funções absortiva e secretórias- secretam muco, enzimas, acido clorídrico), submucosa (vasos sanguíneos, linfáticos, nervos sensoriais e regulatórios), muscular circular e longitudinal (contraem e encurtam o tubo) e a camada serosa (cobertura fibrosa). Também é recoberto e apoiado pelo peritônio;
  • Após a deglutição alimento chega ao esôfago, o peristaltismo (onda de contração muscular lisa que move o bolo alimentar para baixo da faringe em direção ao ânus) empurra o alimento em direção ao estômago;
  • Esfíncter esofágico é um grosso anel de músculos lisos circulares localizados na junção do esôfago e estômago (evita o retorno do alimento pelo esôfago);
  • Há também o esfíncter pilórico que controla a passagem dos conteúdos do estômago para o intestino e o esfíncter anal;


A DIGESTÃO INICIA NA BOCA E NO ESTÔMAGO
  • O alimento é mastigado na boca e inicia a digestão dos carboidratos (amilase salivar);
  • Alimento é empurrado pela faringe e esôfago, através do peristaltismo, até o estômago onde é armazenado o alimento, sendo secretadas substâncias que matam os microrganismos ingeridos juntamente com a comida e iniciam a digestão das proteínas;
  • A principal enzima produzida pelo estômago é a pepsina, também é produzido o ácido clorídrico (mantém fluido estomacal) e muco;
  • As contrações musculares das paredes do estômago misturam seu conteúdo com as secreções estomacais. A mistura fluida e ácida é chamada de quimo;
  • Álcool, aspirina e cafeína são substâncias absorvidas em pequenas quantidades pelo estômago;
  • As contrações peristálticas das paredes do estômago empurram o quimo e relaxam brevemente o esfíncter pilórico de modo que pequenas quantidades do quimo entre na primeira parte do intestino delgado, o duodeno;
  • No intestino delgado a digestão de carboidratos e de proteínas continua, inicia a digestão de gorduras e inicia a absorção de nutrientes;
  • Apesar do nome o intestino delgado é muito grande, pois um humano adulto tem 6 metros. Devido ao seu comprimento, dobras, vilosidades e microvilosidades, sendo sua área de superfície de 550 m2;
  • o intestino delgado é dividido em 3 porções: a porção inicial – o duodeno – é o local onde ocorre a maior parte do processo digestivo, o jejuno e o íleo são responsáveis por 90 % da absorção dos nutrientes;
  • as células mucosas com microvilos produzem peptidase, maltase, lactase e sacarase que clivam os dissacarídeos comuns em monossacarídeos;


A ÁGUA E OS ÍONS SÃO ABSORVIDOS NO INTESTINO GROSSO
  • O peristaltismo empurra os conteúdos do intestino delgado ao grosso, ou cólon. A maioria dos nutrientes disponíveis é removida do material que entra no cólon, mas esse material contém uma grande quantidade de água e íons inorgânicos;
  • O cólon absorve água e íons, produzindo fezes semi-sólidas. Se há grande absorção de água no cólon pode causar a constipação e se há a secreção ou pouca absorção de água pode causar diarréia;
  • No cólon há colônias imensas de bactérias e a mais conhecida é a Escherichia coli sendo que ela produz a vitamina K e a biotina e estas são absorvidas pelas paredes do cólon e liberam metano e o sulfeto de hidrogênio;
  • O intestino grosso possui uma pequena bolsa digitiforme chamada apêndice que contribui para a função do sistema imune.


Aula 9 – 7ª Série / 8º Ano

ALIMENTOS

Os alimentos são importantes, pois são fontes de energia e matéria prima que contribuem para o crescimento do organismo, reparo de machucados e funcionamento saudável do corpo. A quantidade de energia proveniente dos alimentos pode variar e para expressar a quantidade dessa energia usa-se a quilocaloria (kcal). Tanto a energia e quanto as matérias primas são obtidas a partir do processo de digestão, pois neste processo “desmonta” os alimentos em pequenas peças como as do quebra-cabeça. Estas pequenas peças são chamadas de nutrientes. Há vários tipos de nutrientes como carboidratos, lipídeos, proteínas, sais minerais e vitaminas.
Os carboidratos fornecem grande parte da energia necessária para o corpo, fazem parte da estrutura de nossas células e tecidos, e os mais importantes são o amido e sacarose. São ricos em carboidratos: pão, batata, mandioca, farinha, massas em geral. O consumo excessivo de alimentos ricos neste tipo de nutriente pode engordar, pois são convertidos em gordura e além disso o consumo da sacarose (açúcar) pode causar cáries.
Os lipídeos são os óleos e gorduras, constituem a pele e os músculos, na falta de carboidratos servem como fonte de energia. O excesso pode causar obesidade. São alimentos ricos em lipídeos: bacon, banha, manteiga, margarina, linguiça, salame, e muitos outros. Podem causar problemas no coração em virtude do aumento no nível de colesterol.
As proteínas tem a função de construir varias partes do corpo, por exemplo, músculos, pele, sangue, coração, de anticorpos e de vários hormônios. Algumas proteínas – as enzimas – são importantes em processos metabólicos como a digestão e a respiração. Podem ser utilizadas como fonte de energia. As proteínas encontradas nos seres vivos são constituídas de aminoácidos, os quais existem 20 tipos diferentes que podem formar diversas proteínas distintas. Alguns aminoácidos são produzidos pelo organismo, mas outros precisam ser ingeridos na alimentação. São ricos em proteínas: leite, queijo, ovos, carnes, peixes, feijão, lentilha, soja, trigo e arroz integral.
Os sais minerais estão presentes em pequenas quantidades e fazem parte da constituição dos tecidos, como ósseo, e ajudam a regular o metabolismo e diversas reações químicas no organismo. Os sais de sódio, de cálcio e ferro são alguns tipos de minerais e a carência ou excesso pode causar doenças, como raquitismo (carência de sais de cálcio), anemia (carência de sais de ferro) e bócio (carência de sais de iodo).
As vitaminas são essenciais para a regulação dos processos metabólicos que ocorrem em nosso corpo e sem esses nutrientes, o crescimento, o desenvolvimento e o bom funcionamento do organismo estão comprometidos.
  • A vitamina A – atua contra o ressecamento da pele e dos olhos, sendo encontrada em alimentos como fígado, manteiga, gema de ovo, cenoura, espinafre. Organismo fabrica através do betacaroteno encontrado em verduras e vegetais amarelos ou alaranjados.
  • A vitamina B1 – atua contra a doença de Beribéri, ou seja, dores nos nervos e anemia, sendo encontrada em alimentos como cereais, feijão, soja, presunto, fígado.
  • A vitamina B2 – atua contra a inflamação na pele e descamação dos lábios, sendo encontrada em alimentos como feijão, amêndoa, cogumelo, fígado, rim.
  • A vitamina C – atua contra o Escorbuto, sendo encontrada em alimentos como morango, amora, framboesa, brócolis, tomate, repolho, pimentão, frutas cítricas.
  • A vitamina D – atua contra o Raquitismo, sendo encontrada em alimentos como ovos, queijo, leite, sardinha, salmão, óleo de fígado de bacalhau, exposição ao sol.
  • A vitamina E – atua contra a Esterilidade e Anemia, sendo encontrada em alimentos como espinafre, castanha, óleos vegetais.
  • A vitamina K – atua contra Hemorragias, sendo encontrada em alimentos como fígado, couve-flor, espinafre, batata.

As fibras da dieta não são digeridas pelo organismo humano e são essências para o bom funcionamento do intestino e evita que as fezes fiquem muito duras facilitando a evacuação. São encontradas em verduras, legumes e frutas.
A água é um elemento essencial à vida e está presente no interior das células, secreções e fluidos corporais. As principais funções da água são dissolver substâncias, possibilitar o transporte de substâncias, participar de processos fisiológicos, lubrificar articulações e participa do controle da temperatura corporal.



Muitos alimentos podem conter alguns agentes contaminantes que podem causar intoxicações e infecções alimentares. As intoxicações alimentares são causadas pela ingestão de substâncias tóxicas produzidas por microrganismos ou provenientes de produtos químicos e as infecções alimentares são causadas por microrganismos que se multiplicam no nosso corpo.
O valor nutritivo dos alimentos é influenciado por diversos fatores como data da colheita ou fabricação, forma de conservação e as condições da embalagem. Os métodos de conservação mais conhecidos são a refrigeração (alimentos submetidos a temperaturas próximas a 0 °C), congelamento (alimentos submetidos a temperaturas abaixo de 0 °C), pasteurização (alimentos submetidos a altas temperaturas entre 72 °C e 75 °C por 15 segundos), desidratação (retirada de parte da água que constitui o alimento) e conservantes alimentares químicos (conservantes). Além dos conservantes, podem ser adicionados aos alimentos alguns aditivos que melhoram ou reforçam o sabor, a cor, o aroma e a textura.