sábado, 15 de setembro de 2012


Aula 8 – 7ª Série / 8º Ano

IMUNOLOGIA

O corpo humano está em constante contato com microrganismos e outros agentes que podem causar doenças. Até mesmo as células do corpo podem causar doenças, como o câncer e os tumores. Apesar de o corpo humano possuir diversos mecanismos de defesa, apenas uma falha durante a defesa basta para ficarmos doentes. Esta capacidade de se defender de agentes patogênicos (causadores de doenças) é denominada imunidade, sendo que os tecidos e células envolvidas na defesa formam o sistema imunológico (exemplo: sistema linfático, leucócitos e anticorpos).
Os leucócitos (glóbulos brancos) são produzidos na medula óssea e tem a função de englobar e digerir agentes estranhos por meio da fagocitose. Os leucócitos produzem anticorpos que são proteínas que reconhecem e se ligam a antígenos (estruturas) presentes nos agentes estranhos.
O sistema linfático tem as funções de filtragem da linfa e maturação de células de defesa. Os órgãos do sistema linfático atuam na maturação, armazenamento e distribuição de células sanguíneas de defesa, principalmente os leucócitos.
O corpo humano tem diversos mecanismos de defesa como a febre, as barreiras físicas (pele e mucosas), substâncias produzidas pelo corpo, coagulação sanguínea e fagocitose, que ocorrem naturalmente e são conhecidas como defesas naturais.
Quando contraímos doenças como a catapora, a caxumba e o sarampo, nosso organismo produz anticorpos para combater o agente causador e estas informações ficam armazenadas como “memória” do sistema imunológico e ao ser atacado pelo mesmo agente causador a resposta imunológica é imediata, denominada imunidade ativa naturalmente adquirida.
O soro e a vacina são considerados defesas artificiais. O soro é um concentrado de anticorpos e utilizado quando se faz necessária a resposta imediata ao agente causador de doença ou substâncias tóxicas (venenos de alguns animais). A vacina estimula o organismo a produzir anticorpos contra agentes estranhos e são produzidas com base em agentes causadores de determinada doença, fragmentos dos agentes causadores de doenças e porções de moléculas de substâncias tóxicas.  No entanto, os componentes utilizados para produção de vacinas não são capazes de causar doenças ou intoxicações, mas estimula o organismo a produzir anticorpos.

Aula 7 – 7ª Série / 8º Ano

SISTEMA CIRCULATÓRIO SANGUÍNEO e LINFÁTICO

O corpo humano necessita de diversas substâncias essenciais (exemplo: nutrientes e oxigênio) que são transportadas pelo sangue até as células e estas eliminam resíduos que também são levados pelo sangue até o órgão responsável por sua eliminação. O sangue circula pelo corpo por meio do sistema cardiovascular. Além do sangue, existe a linfa que auxilia no transporte de substâncias por meio do sistema linfático.


SISTEMA CARDIOVASCULAR é composto pelo coração, vasos sanguíneos e pelo sangue. O coração é um órgão muscular com a função de bombear o sangue através dos vasos sanguíneos e está localizado entre os pulmões. O coração é composto por duas cavidades superiores (átrios) e duas inferiores (ventrículos). O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito e o átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo. Além das quatro cavidades, existem válvulas, localizadas entre os átrios e os ventrículos, com a função de orientar a passagem do sangue em apenas um sentido. Este órgão é constituído de tecido muscular estriado cardíaco conhecido como miocárdio, que contrai (sístole) e relaxa (diástole) o coração. O batimento cardíaco é uma sequência de sístoles e diástoles dos átrios e ventrículos.



Os vasos sanguíneos são semelhantes a tubos que transportam o sangue pelo corpo até tecidos e retornam ao coração. Há diversos tipos de vasos: as artérias, as veias e os capilares. As artérias são vasos que transportam o sangue do coração para os tecidos. As veias transportam o sangue dos tecidos para o coração e apresentam válvulas que não permitem o refluxo sanguíneo. As artérias se ramificam até formarem as arteríolas que reduzem a pressão do sangue antes de passar pelos capilares e as vênulas, que são ramificações das veias, unem-se aos capilares transportando o sangue até o coração. Capilares são vasos microscópicos que unem arteríolas e as vênulas, tem como função a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos, pois suas paredes são permeáveis.


O sangue é um fluido viscoso que tem como funções o transporte de substâncias pelo corpo, participa da regulação da temperatura corpórea e proteção do organismo. O sangue é formado pelo plasma, pelas células sanguíneas (hemácias e leucócitos) e por plaquetas. As células sanguíneas são produzidas na medula óssea presente no interior de alguns ossos. O plasma é composto por 90% de água e nutrientes, os leucócitos auxiliam na defesa do corpo, as hemácias que tem a função de transportar o oxigênio dos pulmões para o corpo e as plaquetas que auxiliam no processo de coagulação sanguínea.
Sistema ABO de classificação sanguínea foi estabelecido por Landsteiner (1868-1943) que classifica os tipos sanguíneos em: tipo A, tipo B, tipo AB ou tipo O. O que diferencia os tipos é a presença de uma proteína denominada antígeno na superfície das hemácias, esses antígenos podem ser A ou B e ainda o antígeno Rh.

A circulação sanguínea pode ser dividida em circulação sistêmica – que inicia no ventrículo esquerdo passando pelo corpo levando oxigênio e nutrientes e trazendo gás carbônico e resíduos ao retornar para o átrio direito – e circulação pulmonar – que inicia no ventrículo direito passa pelos pulmões despejando gás carbônico e captando oxigênio e retorna ao átrio esquerdo.

As doenças mais comuns do sistema cardiovascular são: hipertensão arterial, aterosclerose e arritmia cardíaca.




                                                                    Aterosclerose                                  

SISTEMA LINFÁTICO tem como principais funções drenar os fluidos intercelulares, transportar algumas vitaminas e lipídios do sistema digestório até o sangue e proteger o corpo contra microrganismos invasores, células cancerosas e outros agentes. Os órgãos que participam deste sistema são tonsilas palatinas (amígdalas), timo, baço, vasos linfáticos e linfonodos (ínguas).






Aula 3 – 6ª Série / 7º Ano 

ARTRÓPODES

Os artrópodes constituem o mais numeroso grupo de animais. Caracterizam-se por possuir segmentos e apêndices (pernas, antenas e asas) que se articulam ao corpo. São encontrados em ambientes terrestres ou aquáticos. Os apêndices possuem diferentes formas, pois possuem funções como locomoção, reprodução e alimentação.
O corpo destes animais pode ser dividido em três partes: cabeça (céfalo), tórax e abdômen, mas alguns possuem a cabeça e o tórax fundidos formando o cefalotórax. Corpo revestido por exoesqueleto ou cutícula rígida que auxilia na sustentação, proteção, evita a perda de água e facilita a vida destes animais no ambiente terrestres. Ao crescer, o artrópode passa por um processo chamado ecdise / muda, ou seja, processo de substituição do exoesqueleto.
Os artrópodes podem ser divididos em várias classes de acordo com suas características e as mais conhecidas são as classes dos insetos, dos crustáceos, dos aracnídeos, dos quilópodes e dos diplópodes.

INSETOS (INSECTA) é o maior grupo com pelo menos 950 mil espécies conhecidas, podem ser encontrados no solo, nos vegetais, sobre outros animais ou no interior deles, na água e no ar. Caracterizam-se por possuir corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, sendo que os adultos apresentam três pares de pernas e um par de antenas e alguns com um ou dois pares de asas. Durante a locomoção podem voar, saltar, andar, correr ou nadar. São herbívoros, detritívoros e carnívoros. O sistema digestório é completo e composto por boca, faringe, esôfago, papo, moela, estômago, intestino, reto e ânus. A respiração é traqueal que é realizada através das traqueias (pequenos tubos que se ramificam pelo corpo e tem contato com meio externo pelos espiráculos - localizados nos segmentos do tórax e abdômen). Sexos separados, portanto para reprodução é necessário a união de um macho e uma fêmea da mesma espécie. O macho possui um órgão copulador, pois a fecundação é interna. Muitas espécies passam por metamorfose, alguns com metamorfose completa (ovo, larva, pupa e forma adulta - borboleta) e outros por metamorfose incompleta (ovo, ninfa e forma adulta – gafanhoto).

CRUSTÁCEOS (CRUSTACEA) caracterizam-se por possuir um exoesqueleto endurecido e reforçado (carapaça rígida) e dois pares de antenas na cabeça. Maioria é marinha, mas alguns de água doce e terrestres. Corpo dividido em cabeça e tronco, na maioria o tórax e o abdômen compõem o tronco e em algumas espécies há formação do cefalotórax. A maioria locomove-se nadando, andando ou escavando o substrato e alguns são fixos ao substrato (craca). Quanto a alimentação, podem ser filtradores (craca), herbívoros, carnívoros ou parasitas de animais. Maioria com respiração branquial. Sistema digestório completo (boca, esôfago, estômago, intestino e ânus). Quanto a reprodução, são dióicos, com fecundação interna, os ovos ficam fixos no corpo da fêmea ou são depositados no ambiente. Alguns crustáceos, como o caranguejo, possuem estágio larval.

ARACNÍDEOS (ARACHNIDA) caracterizam-se por possuir oito pernas e corpo dividido em cefalotórax e abdômen, presença de um par de apêndices em forma de pinça (pedipalpos – com função sensorial) e um par de apêndices menores (quelíceras – captura de alimentos). São classificados em araneídeos, escorpionídeos e acarinos.
  • Araneídeos (Aranae) representados pelas aranhas e apresentam estruturas como o pedicelo (separa o cefalotórax do abdômen), fiandeiras (que são apêndices tecedores de seda), abdômen não segmentado, macio e oval, quelícera que possui um aguilhão pelo qual sai o veneno.
  • Escorpionídeos (Scorpiones) representados pelos escorpiões e apresentam um ferrão longo e segmentado chamado télson, abdômen (dividido em pré-abdômen e pós-abdômen) e pedipalpos que formam um par de pinças com a função de capturar presas.
  • Acarinos (Acarina) representados pelos ácaros e carrapatos, apresentam cabeça, tórax e abdômen fundidos, corpo não segmentado e muitas espécies com corpo revestido por carapaça.

A maioria dos aracnídeos é carnívora e alimenta-se de pequenos artrópodes, o sistema digestório é adaptado para sugar alimentos líquidos e a digestão inicia fora do corpo desses animais. Alguns são parasitas, como o carrapato. A maioria respira por pulmões foliáceos (formado por placas finas altamente vascularizada) ou por traqueias, os ácaros realizam as trocas gasosas pela superfície do corpo.
Os aracnídeos possuem sexos separados e a fecundação é interna e a transferência dos espermatozoides é indireta, através de espermatóforos. A maioria é ovípara, mas os escorpiões e ácaros são vivíparos e todos tem desenvolvimento direto.
QUILÓPODES (Chilopoda) caracterizam-se por apresentarem entre 15 e 191 pares de pernas, um par por segmento, corpo segmentado e achatado (cabeça e corpo alongado). Os mais conhecidos são as lacraias (centopeia). Alimenta-se de pequenos artrópodes, possui antenas (órgãos sensoriais), possui garras que inoculam veneno na presa e mandíbulas para mastigação. Respiração traqueal, sexos separados, ovíparas ou vivíparas.

DIPLÓPODES (Diplopoda) apresentam entre 36 a 750 pares de pernas, dois pares por segmento, corpo cilíndrico (cabeça e corpo formado por anéis formados pela fusão de dois segmentos). Alimentam-se de vegetais e animais mortos, respiração traqueal, possuem sexos separados, fecundação interna, são ovíparos.