sábado, 18 de agosto de 2012

Aula 6 – 7ª Série / 8º Ano

EXCREÇÃO

As células produzem resíduos (excretas) que são prejudiciais ao corpo humano. Alguns destes resíduos são: o gás carbônico, amônia, uréia, cloreto de sódio e o ácido úrico. Excreção é o processo de eliminação destes resíduos do organismo, sendo realizada por meio da urina, da respiração e do suor.
O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas (encontradas na pele), tem como função auxiliar na regulação da temperatura corpórea, eliminação de água, cloreto de sódio, uréia e ácido úrico.
O sistema urinário regula o volume de fluidos do corpo e elimina a maior parte das excretas. É constituído por dois rins (função – filtragem do sangue), dois ureteres (função – transportar a urina até bexiga), uma bexiga (função – armazenamento temporário da urina) e uma uretra (função – transporte da urina até o meio externo).
A urina é produzida no rim através de estruturas chamadas de néfrons (filtram o sangue) que possuem corpúsculos renais (formados pelo glomérulo e a cápsula glomerular) e túbulos renais. A produção de urina passa por três estágios: a filtração, a reabsorção e a secreção.
A respiração é um processo vital para o ser humano, pois o oxigênio obtido através da respiração é utilizado na produção de energia na célula (respiração celular).

RESPIRAÇÃO CELULAR

C6H12O6    +         6O2            formando        6CO2              +        6H2O      +       Energia
Glicose           Oxigênio                          Gás carbônico           Água   

Portanto, o sistema respiratório é responsável pela captação de oxigênio e eliminação de gás carbônico do organismo com o auxílio do sistema cardiovascular, que transporta os gases entre o sistema respiratório e as células. Os órgãos que fazem parte do sistema respiratório são nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e pulmões.
O nariz é formado pela cavidade nasal, as narinas e o septo nasal, este órgão tem a função de filtrar, aquecer e umedecer o ar que, respectivamente, evita que partículas nocivas atinjam os pulmões, facilitam as trocas gasosas e evita o ressecamento das vias respiratórias.
A faringe é um órgão com forma de tubo com paredes musculares por onde passa o ar e o alimento, ainda contribui com a fala. A laringe é o órgão que liga a faringe à traquéia, com funções de encaminhar o ar até a traquéia, produzir som (pregas vocais) e impedir que o alimento entre nas vias respiratórias (epiglote).
A traquéia e os brônquios são órgão que tem como função conduzir o ar até os bronquíolos que é a porção onde ocorre as trocas gasosas.
Os pulmões são órgãos responsáveis pelas trocas gasosas e são constituídos pelos brônquios e bronquíolos (árvore bronquial) que se subdividem formando os ductos alveolares que terminam em estruturas denominadas alvéolos (local onde ocorrem as trocas gasosas). Os alvéolos e os capilares (vasos sanguíneos) tem suas paredes de revestimento muito finas ocorrendo a passagem das moléculas de oxigênio e gás carbônico. O pulmão é revestido por uma membrana chamada pleura.
A respiração pode ser dividida em três etapas ventilação pulmonar, respiração pulmonar ou externa e respiração tecidual ou interna.
A ventilação pulmonar é dividida em duas etapas: a inspiração (movimento em que o ar chega aos alvéolos) e a expiração (saída do ar). Os músculos intercostais e o diafragma realizam os movimentos torácicos para que o ar entre e saia durante o processo respiratório.
A respiração pulmonar é o processo em que ocorrem as trocas gasosas (oxigênio e gás carbônico) entre os alvéolos e os capilares. A respiração celular é o processo que ocorre a troca de gases entre os capilares e os tecidos ou células.

Atividades
Questões 1, 2, 3, 5, 7 e 9
Aula 3 – 6ª Série / 7º Ano

ANELÍDEOS E MOLUSCOS (ANNELIDA e MOLLUSCA)

ANELÍDEOS
Os anelídeos são animais de corpo mole formado por vários segmentos em forma de anel. Podem ser encontrados em diversos ambientes (água do mar, água doce e ambientes terrestres). A maioria tem cerdas que os auxiliam em sua locomoção. Estes animais são classificados em três classes, quanto à presença e quantidade de cerdas que possuem por segmento: Oligoquetas (poucas cerdas), Poliquetas (muitas cerdas) e Hirudíneos (não possuem cerdas).
Os OLIGOQUETAS podem ser encontrados em ambientes úmidos, água doce ou ambientes marinhos. O corpo é cilíndrico e fino nas extremidades. Possui uma estrutura chamada clitelo cuja função está relacionada à reprodução. Utilizam movimentos ondulatórios para locomover-se. O animal mais conhecido é a minhoca que possui respiração cutânea, hermafroditas, porém realizam fecundação cruzada, ou seja, espermatozoides de uma minhoca fecundam os óvulos de outra e vice-versa.
Os POLIQUETAS são encontrados, principalmente, no mar. Na cabeça possui tentáculos, olhos e boca. A respiração é cutânea ou por brânquias, dioicos (sexos separados), liberam seus gametas na água onde ocorre a fecundação formando um zigoto que dá origem a larva, posteriormente formam os indivíduos adultos. O mais conhecido é o Nereis sp..
Os HIRUDÍNEOS podem ser aquáticos ou terrestres. O mais conhecido é o sanguessuga, que tem corpo alongado, achatado e muito flexível. Possuem duas ventosas que auxiliam na locomoção e alimentação. Alimentam-se de animais mortos, pequenos animais. Algumas espécies sugam o sangue de vertebrados, possui respiração cutânea, reprodução semelhante a minhocas.

MOLUSCOS
Os moluscos são invertebrados, corpo mole, úmido, a maioria protegido por concha calcária externa (chamada valva), ainda há aqueles que possuem concha interna e os que não possuem concha. Ambientes aquáticos e terrestres úmidos. O corpo é dividido em cabeça, massa visceral e pé. Sistema digestório completo composto por boca, cavidade bucal, esôfago, estômago, intestino e ânus. Respiração branquial ou pulmonar e são divididos em gastrópodes, cefalópodes e bivalves.
Os GASTRÓPODESé a maior classe de moluscos. Caracterizados pela presença de pés no ventre, ambientes terrestres e aquáticos. Os mais conhecidos são caramujos, caracóis e lesmas. Na cabeça há dois pares de tentáculos retráteis, um par de olhos e uma boca, poro genital. Na parte do manto localizam-se o ânus e o poro respiratório. O pé é responsável pela locomoção, secreta muco e auxilia na captura de alimentos, reprodução e defesa. A maioria herbívora, mas existem espécies carnívoras, onívoras, detritívoras e parasitas, hermafroditas com fecundação cruzada.
Os CEFALÓPODES possuem um conjunto de tentáculos (auxiliam na alimentação e reprodução) ligados a cabeça circundando a boca, vive em ambientes marinhos, respiram por brânquias, dioicos (sexos separados), nadam ou caminham. Os mais conhecidos são polvo, lula e náutilo.
Os BIVALVES possuem duas conchas rígidas, vivem em água doce ou salgada, não tem cabeça ou é pouco desenvolvida, as estruturas sensoriais estão nas extremidades do corpo, rastejam ou escavam o substrato – na escavação utilizam a concha e o pé, a maioria possui são dióicos – os gametas são lançados na água. Os mais conhecidos são ostras e mexilhões.

Atividades
Questões 1, 2, 3, 4, 5 e 6 da página 133 e 134.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

AVISO IMPORTANTE AOS ALUNOS 7ª SÉRIE TIETBOEHL (73,74,75)

Entrega dos trabalhos sobre doenças, distúrbios ou problemas dos sistemas do corpo humano (escritos e apresentações) é para o dia 22/08/2012.


PROVA MARCADA PARA 29/08/2012
Conteúdo:
- Genética e Hereditariedade (texto resumo disponível no blog e na papelaria em frente a escola);
- Sistema Excretor (texto disponível a partir de 19/08/2012 no blog e papelaria em frente a escola);
- Sistema Respiratório (texto disponível a partir de 19/08/2012 no blog e papelaria em frente a escola);

O link abaixo refere-se a apresentação de slides sobre o Genética e Hereditariedade, Sistema Excretor e Sistema Respiratório.

Excreção e Respiração

Genética e Hereditariedade

Atenciosamente.

Prof. Tiago

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Aula 2 – 6ª Série / 7º Ano

NEMATELMINTOS (NEMATHELMYNTHES)

Características Gerais
São animais invertebrados que se caracterizam por apresentarem o corpo cilíndrico e as extremidades afiladas. São chamados de vermes cilíndricos. São triblásticos, pseudocelomados, protostômios, neuromiários, de simetria bilateral; aquáticos ou terrestres de solo úmido, de vida livre ou parasita.
Muitos são de vida livre no solo e na água e outros são parasitas em animais ou plantas. Ecologicamente são muito bem-sucedidos, sendo tal fato demonstrado pela alta diversidade de espécies. (20.000 espécies já foram descritas, de um número estimado em mais de 1 milhão).
Exemplos de parasitas:
  • Ascaris lumbricoides – Ascaridíase no homem;
  • Ancylostoma duodenale – Amarelão no homem;
  • Necator americanus – Amarelão no homem;
  • Ancylostoma brasiliensis – Bicho Geográfico;
  • Wuchereria bancrofti – Elefantíase no homem;
  • Syngamus trachea – Infecção respiratória de galinhas;
  • Heterodera schachtii - Infecção de raízes, formando as "galhas". A formação de uma galha envolve o aumento da quantidade de células (hiperplasia) e do seu tamanho (hipertrofia); o verme fica alojado em espaços resultantes da ruptura de células, alimentando-se de células que ele induz a se transformarem em fonte de alimentação para ele.


Morfologia dos Nematelmintos:
  • Linha lateral;
  • Espículas penianas;
  • Boca.


Fisiologia dos nematelmintos:
  • Sistema digestivo: presente do tipo completo, com digestão extracelular. O tubo digestivo é formado pelos seguintes órgãos: boca→faringe→esôfago→intestino→ reto→ânus. No esôfago há uma dilatação bulboesofagiana;
  • Sistema circulatório: ausente, porém a distribuição dos alimentos é feita por difusão facilitada pelo pseudoceloma;
  • Sistema respiratório: ausente e a respiração nos de vida livre é cutânea, enquanto que, os parasitas são anaeróbios;
  • Sistema excretor: presente e, a excreção é feita pelos canais excretores ou ductos excretores, que nos parasitas é duplo em forma de letra “h”, chamados de renetes;
  • Sistema nervoso: presente, representado por um anel nervoso periesofagiano;
  • Sistema de revestimento: presente e é feito pela cutícula;
  • Sistema muscular: presente, com músculos somente longitudinais;
  • Sistema reprodutor: todos os nematelmintos têm sexos separados e são dióicos com dimorfismo sexual. 
Há diferenças quanto ao tamanho ou quanto à forma, entre os machos e as fêmeas. Na cópula, os machos depositam os seus espermatozóides no poro genital das fêmeas. Os machos não possuem poro genital e a saída dos espermatozóides ocorre pelo ânus. O macho é menor que a fêmea e, apresenta a cauda encurvada com duas espículas peniais. A fêmea tem cauda reta, com orifício genital mediano ventral. A fecundação acontece dentro do corpo da fêmea (fecundação interna). Depois de fecundado, o zigoto se desenvolve dentro de um ovo com a casca resistente. Muitas espécies eliminam os ovos fecundados para o ambiente, onde as primeiras divisões se processam e o ovo se torna embrionado.
No caso do Ascaris lumbricoides, a pessoa ingere ovos embrionados. Dentro do tubo digestivo do homem, o ovo eclode e libera a larva, que penetra através da parede do tubo digestivo. O desenvolvimento é indireto, com passagem por diferentes estágios larvais. A larva que sai do ovo se chama larva rabditóide. Depois de sofrer uma ou algumas substituições da sua cutícula, transforma-se em larva filarióide e, posteriormente, no adulto. Dentre os nematelmintos parasitas, em algumas espécies a forma infestante (a que penetra no corpo do hospedeiro) é a larva rabditóide; em outras, é a larva filarióide . presente, somente com reprodução sexuada.

sábado, 4 de agosto de 2012


Aula 5 – 7ª Série / 8º Ano 

GENÉTICA E HEREDITARIEDADE

Organismos vivos de mesma espécie, por meio da reprodução, dão origem a novos indivíduos e estes apresentam características físicas (fenotípicas) e genômicas (genotípicas) semelhantes com os organismos que lhes deram origem (exemplo, filhos e pais). O processo de transmissão de características de uma geração à outra é denominada hereditariedade e é a Genética que estuda este fenômeno.
No ser humano a molécula que armazena o material genético é o DNA (acido desoxirribonucleico), que é formada por duas fitas que encontram-se ligadas e estas fitas contém as informações genéticas hereditárias. As informações do DNA são levadas ao citoplasma por uma molécula chamada de RNA (ácido ribonucleico) e esta é formada por apenas uma fita.

Cromossomos
Os cromossomos são formados a partir da associação do DNA a proteínas. Os cromossomos servem para caracterizar uma espécie, sendo que os seres humanos contêm 46 cromossomos, exceto os gametas que possuem 23. No entanto, os genes são fragmentos das fitas de DNA que contêm as informações genéticas e o conjunto de genes forma o seu genótipo. O genótipo sobre influências do meio interno e externo resultando na expressão das características observadas, como cor de cabelo e olhos, altura, pele, tipo sanguíneo. Estas características expressas formam o fenótipo do indivíduo, ou seja, o fenótipo de uma pessoa é o resultado de muitos processos que ocorrem ao longo de seu desenvolvimento e sobre influência do ambiente e estilo de vida que se leva.

Cromossomos e características hereditárias
O núcleo das células humanas apresenta 46 cromossomos distribuídos em pares. Em cada par, um deles e herdado da mãe e outro do pai. Os cromossomos que formam um par são chamados de cromossomos homólogos, pois são semelhantes e situam-se na mesma região dos genes. Em cada cromossomo homólogo, existem alelos que são genes que ocupam o mesmo lugar no par de cromossomos.
Os indivíduos que apresentam alelos iguais são homozigotos e com alelos diferentes são heterozigotos.
O austríaco chamado Gregor Johann Mendel é considera o pai da Genética, pois ao realizar experimentos com ervilhas verificou características herdadas como cor de sementes, caule, e altura das plantas. Estes estudos foram comprovados pelos botânicos Hugo de Vries e Karl Correns sendo atribuída a descoberta das Leis da Hereditariedade ao Mendel.

Síndromes genéticas
Durante a meiose podem ocorrer erros nas divisões celulares formando gametas deficientes. Se ocorrer a viabilização do zigoto com cromossomos a mais ou a menos o indivíduo em desenvolvimento provavelmente apresentará uma síndrome genética.
A maioria das doenças é influenciada pela constituição genética do indivíduo, pressões ambientais e comportamentais. No entanto, algumas destas doenças são influenciadas somente pelas características genéticas e, portanto, conhecidas como doenças genéticas (exemplo fibrose cística e anemia falciforme).

Atividades
Questões 1,2,3,4 e 5 das páginas 269 e 270