sábado, 28 de julho de 2012

Aula 6 – 5ª Série / 6º Ano

ALIMENTOS

Os alimentos são importantes, pois são fontes de energia e matéria prima que contribuem para o crescimento do organismo, reparo de machucados e funcionamento saudável do corpo. A quantidade de energia proveniente dos alimentos pode variar e para expressar a quantidade dessa energia usa-se a quilocaloria (kcal). Tanto a energia e quanto as matérias primas são obtidas a partir do processo de digestão, pois neste processo “desmonta” os alimentos em pequenas peças como as do quebra-cabeça. Estas pequenas peças são chamadas de nutrientes.
Há vários tipos de nutrientes como proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais.
As proteínas tem a função de construir varias partes do corpo, por exemplo, músculos, pele, sangue, coração. São ricos em proteínas: leite, queijo, ovos, carnes, peixes, feijão, lentilha, soja, trigo e arroz integral.
Os carboidratos fornecem grande parte da energia necessária para o corpo e o mais importante é o amido, e ainda sacarose. São ricos em carboidratos: pão, batata, mandioca, farinha, massas em geral. O consumo excessivo de alimentos ricos neste tipo de nutriente pode engordar, pois são convertidos em gordura e além disso o consumo da sacarose (açúcar) pode causar cáries.
Os lipídeos são os óleos e gorduras, constituem a pele e os músculos, na falta de carboidratos servem como fonte de energia. O excesso pode causar obesidade. São alimentos ricos em lipídeos: bacon, banha, manteiga, margarina, linguiça, salame, e muitos outros. Podem causar problemas no coração em virtude do aumento no nível de colesterol.
As vitaminas e os minerais são essenciais para a regulação das substancias do corpo. Alguns minerais são o cálcio e o ferro presentes no leite e espinafre.
Vitamina A – atua contra o ressecamento da pele e dos olhos, sendo encontrada em alimentos como fígado, manteiga, gema de ovo, cenoura, espinafre.
Vitamina B1 – atua contra a doença de Beribéri, ou seja, dores nos nervos e anemia, sendo encontrada em alimentos como cereais, feijão, soja, presunto, fígado.
Vitamina B2 – atua contra a inflamação na pele e descamação dos lábios, sendo encontrada em alimentos como feijão, amêndoa, cogumelo, fígado, rim.
Vitamina C – atua contra o Escorbuto, sendo encontrada em alimentos como morango, amora, framboesa, brócolis, tomate, repolho, pimentão, frutas cítricas.
Vitamina D – atua contra o Raquitismo, sendo encontrada em alimentos como ovos, queijo, leite, sardinha, salmão, óleo de fígado de bacalhau, exposição ao sol.
Vitamina E – atua contra a Esterilidade e Anemia, sendo encontrada em alimentos como espinafre, castanha, óleos vegetais.
Vitamina K – atua contra Hemorragias, sendo encontrada em alimentos como fígado, couve-flor, espinafre, batata.
As fibras da dieta não são digeridos pelo organismo humano e são essências para o bom funcionamento do intestino e evita que as fezes fiquem muito duras facilitando a evacuação. São encontradas em verduras, legumes e frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário