segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aula 1 - 7ª Série / 8º Ano

SER HUMANO NO REINO ANIMAL

Cultura e sociedades humanas
A espécie humana tem a capacidade de transformar o ambiente em que vive de forma diferente dos outros seres vivos. Isso se deve a racionalidade, a comunicação, a cultura, entre outros fatores. Há animais que possuem algumas habilidades, mas não tão complexas.
A racionalidade e a comunicação permite-nos viver em uma sociedade mais complexa que outros animais. Enquanto a linguagem de outros animais consiste em alguns sons e sinais, o ser humano desenvolveu a fala, um conjunto de símbolos e palavras que auxiliam em uma comunicação mais ampla.
Os seres humanos formam núcleos familiares, estabelecendo vínculos, aprendizagem de hábitos e ensinamentos dos mais velhos para os mais novos, fortalecendo as culturas e resultando nas sociedades humanas como conhecemos. A espécie humana tem alta capacidade de adaptação e o de desenvolver culturas, também explica a ampla distribuição da espécie.
Devido à cultura, a espécie humana aprendeu a cultivar vegetais, criar animais, desenvolver ferramentas e técnicas que proporcionaram diversas transformações no ambiente. Em sua essência para suprir necessidades como alimentação, obtenção de energia, moradia.

Características gerais do ser humano
Os seres humanos apresentam algumas características como o bipedalismo, habilidade na manipulação de objetos e grande volume cerebral.
Durante a evolução o andar bípede e a posição ereta possibilitou o manuseio de objetos. Essa condição foi possibilitada devido as curvaturas da coluna vertebral e modificações na pelve e nos osso da perna para permitir a sustentação do corpo. Outros primatas também tem a capacidade de andar sobre dois pés, mas não por longas distâncias, diferentemente da espécie humana.
A habilidade de manipular objetos se deve principalmente ao polegar que está em oposição aos demais dedos que facilita esta ação. Os ossos da mão humana permitem manipular ferramentas com maior precisão e amplitude de movimentos.
O aumento do volume cerebral possibilitou o desenvolvimento das relações sociais e o uso da linguagem entre os seres humanos, a fabricação e manipulação de ferramentas, facilitando a sobrevivência e adaptação aos ambientes.

A classificação do ser humano
A classificação das espécies é organizada em Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. A classificação da espécie humana é, na ordem, Animal, Cordado, Mamífero, Primata, Hominidae, Homo e Homo sapiens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário